Pagamento do IPTU em São Mateus do Sul tem previsão para iniciar em abril

 Pagamento do IPTU em São Mateus do Sul tem previsão para iniciar em abril

foto: arquivo pessoal

Os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) são 100% on-line. Para adquirir a guia basta colocar CPF ou CNPJ, no campo próprio do site da prefeitura e imprimir. Poderá ser feito o pagamento parcelado ou à vista, com calendário iniciando em abril ou maio, conforme opção do contribuinte. Passível de maior desconto se pagar em abril e com possibilidade de parcelamento.

A parcela única tem 10% de desconto, sobre o valor do IPTU lançado, se for pago até dia 10/04/2021. Se deixar para o mês seguinte, até o dia 10 de maio tem 5% de abatimento. Na modalidade parcelado não tem o desconto do pagamento único, mas permite parcelar em até seis vezes, obviamente que com valor mínimo de parcela estabelecido. Em 2020, o imposto lançado ficou na casa de R$ 4.788.000,00.

Para 2021 será aplicado um índice de correção de 5,2%, conforme a inflação anual. Não há aumento, apenas esta reposição. Há uma perspectiva de que o prazo possa ser prolongado. A prefeita Fernanda Sardanha, segundo informações levantadas pela reportagem, demonstra este interesse e, por conta disso, está sendo feito um estudo de viabilidade para em seguida buscar a aprovação da Câmara de Vereadores.

Pessoas que não têm acesso à internet podem se deslocar até o setor de tributação para a impressão. A prefeitura, também, estuda um ponto de atendimento paro a repasse dos carnes aos munícipes. Além isso auxilia para que o cidadão encontre o local de impressão, no site, ou então, pode encaminhar por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio que facilite o pagamento, conforme necessidade particular.

Por ser de pagamento obrigatório, a prefeitura visa auxiliar as pessoas. No caso de pendência de valores pode gerar cobrança judicial que traz mais gastos ao contribuinte. No caso da existência de alguma pendência, o cidadão pode procurar o setor de tributação, válido para outros tributos também, e com acréscimo de juros, fazer a regularização. Existe uma lei municipal que autoriza isso.

SOLICITE através do WhatsApp (42) 3912-7052 ou nos e-mails [email protected] [email protected]

Entrevista concedida a Radio Cultura Sul Fm pela Diretora do Departamento de Tributos Solange Franco Silveira

663 comentários1 compartilhamentoCurtirComentarCompartilhar

Últimas notícias