Evento comemora 130 anos da chegada dos primeiros ucranianos no Brasil

 Evento comemora 130 anos da chegada dos primeiros ucranianos no Brasil

No ultimo sábado (16), aconteceu uma performace em Curitiba em comemoração aos 130 anos da chegada dos primeiros ucranianos ao Brasil.

O artista esteve em Curitiba a convite da comunidade ucraniana, para pintar os ícones religiosos que farão parte do painel (iconostase) da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, na Rua Martim Afonso.

Duas estacas de madeira, 100 metros de plástico stretch e 14 frascos de tinta em spray. Esse é o material a ser usado pelo artista plástico ucraniano Sviatoslav Vladyka para retratar no Memorial Ucraniano, dois ícones da poesia: o ucraniano Taras Shevchenko e a paranaense de origem ucraniana Helena Kolody.

O atelier improvisado de Valdyka funcionou nos fundos do parque e ao ar livre, perto da escultura da pessanka – o ovo de Páscoa pintado da tradição ucraniana. As estacas serão envolvidas pelo plástico e, assim, criarão telas de aproximadamente 2 metros quadrados para o artista trabalhar nos tons cinza, preto e branco.

Os retratos permanecerão no local até a pintura ser desgastada pelo tempo, o que deve durar poucos meses. Obras de arte como esta já foram feitas em outros lugares do mundo por Vladyka, que é especialista na arte sacra do seu país.

Com informações e foto Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba

Últimas notícias