Cavalos soltos; prefeitura tenta localizar proprietário e notifica para recolher

 Cavalos soltos; prefeitura tenta localizar proprietário e notifica para recolher

Moradores da Vila Pinheirinho de São Mateus Sul entraram em contato com Rádio Cultura Sul informando a presença de cavalos soltos e circulando em vias públicas, na tarde de terça-feira (26/01). Os relatos são ocorrências frequentes, inclusive com um dos cavalos parecendo estar com a pata quebrada. A situação preocupa os moradores, além do fato de supostos maus-tratos e possibilidade de causar acidentes.

Durante a programação da Rádio Cultura Sul FM, na manhã desta quarta-feira (27/01) , o programa Cultura Sul Notícias abordou o assunto. Diversos ouvintes enviaram denúncias de mais cavalos na pista, na Vila Pinheirinho. Também na entrada da Vila Bom Jesus segundo o ouvinte havia três equinos próximo à rodovia. A reportagem procurou mais detalhes sobre o caso.

Cavalo ‘manco’ é parte de ocorrência atendida pela prefeitura via secretaria de Meio Ambiente

O secretário de Meio Ambiente de São Mateus do Sul, Tiago Kruchelski Huk, disse que este tipo de ocorrências podem ser encaminhadas para o seu departamento. Inclusive, do cavalo com a suposta ‘pata machucada’, na verdade trata-se de um animal manco. “Atendemos esta ocorrência ontem já”, relato o chefe da pasta.

Segundo ele, nesse tipo de caso a situação pode ser comunicada diretamente à secretaria de Meio Ambiente. “Nosso procedimento é tentar localizar o proprietário para recolher e conter o animal. Se a situação for recorrente, notificamos o proprietário formalmente e solicitamos providências”, ressalta Tiago Kruchelski Huk.

Se colocando à disposição para esclarecimentos à população, o secretário de Meio Ambiente informou que as pessoas que se depararam com cavalos soltos em via pública podem informar pelo telefone 3912-7109. A partir de então, o trabalho do departamento é de recolher o animal, localizar o proprietário e solicitar providências.

Da redação com informações da secretaria de Meio Ambiente e imagem Portal Cultura Sul FM

Últimas notícias