Audiência pública busca solução para instalar luz em pequena propriedade

 Audiência pública busca solução para instalar luz em pequena propriedade

Na próxima quarta-feira (16/12), o deputado estadual Emerson Bacil aborda o tema com autoridades do setor e interessados. O que impera é o empecilho de colocar ponto de luz elétrica em propriedade rural com áreas menores, de até três hectares especialmente. Diante disso, o parlamentar trabalha por um consenso e uma decisão para superar a burocracia e permitir o acesso ao serviço.

“Diariamente chegam solicitações e demandas”, destaca o deputado. Via redes sociais, mensagens gabinete on-line, escritório regional ou na própria Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). “Todas são atendidas e cadastradas para ver a viabilidade de dar o prosseguimento em demandas importantes. E esta é importante para que o pequeno agricultor tenha seu direito atendido”, acrescenta.

Ao receber esta demanda, em que pessoas têm dificuldades de instalar luz elétrica – colocar um ponto de energia da Copel, Emerson Bacil vendo a importância buscou informações sobre o assunto. Recebeu dados de vários organismos envolvidos e foi até Brasília, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Ministério da Agricultura, para compreender o que norteia esta dificuldade imposta. Buscando a solução para o assunto.

“A audiência é para colocar todos os interessados e os que podem colaborar com a solução. Para que juntos possamos, numa mesma mesa virtual, discutir e entender esta situação”, explica. O objetivo é que o pequeno produtor seja entendido. “E tenha o direito de ter energia elétrica. Independe da situação. Não estamos falando de cunho comercial, mas em especial para pessoas que sempre viveram no meio rural e estão impedidos do acesso a este direito. Isso que vamos tratar”, frisa.

SERVIÇO: O tema é Ligação de Energia Elétrica em Pequenas Propriedades Rurais, na quarta-feira (16/12) às 9h30. Transmissão por meio de videoconferência pela TV Assembleia, Página da ALEP https://www.assembleia.pr.leg.br e Facebook da ALEP e do deputado Emerson Bacil.

Da redação com Assessoria

Últimas notícias