Ação do Codesamas promove fortalecimento do turismo local e da sociedade

 Ação do Codesamas promove fortalecimento do turismo local e da sociedade

O Codesamas (Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Mateus do Sul) é uma entidade atuante que representa o município. É composta por membros de outros organismos sociais são-mateuenses: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS), IG-Mathe e Observatório Social (OS). Focando fortalecer ações municipais, em parceria com o poder público.

Dentre elas, um letreiro foi instalado próximo à entrada da BR-476, vias de acesso ao município. “Este tipo de intervenção turística passou a ser bastante comum em várias cidades brasileiras. Destacamos a força de nossas entidades de representação, que ao longo de 2020 concretizaram tantas demandas muito importante à sociedade de maneira geral”, destaca o Codesamas em nota.

A ideia central é realçar ainda mais os aspectos turísticos de São Mateus do Sul. Dentro da entidade existe o Codesamas – Turismo que planeja ações criativas voltadas para o setor, sem para isso necessariamente se utilizar recursos público. Disso a confecção do letreito “Eu amo São Mateus do Sul”, numa das entradas principais da zona urbana do município. Criando uma parada obrigatória para fotos, num novo cartão-postal.

 “Em um primeiro momento, realizamos um orçamento para dimensionar o investimento que seria necessário fazer. Um casal dentro do próprio grupo resolveu ceder os seus talentos no artesanato, se dispondo a produzir o letreiro. Destacamos a criatividade e também o envolvimento observado nas entidades representativas, através deste importante meio muitas ações foram efetivadas recentemente”, cita o Codesamas.

A entidade atua no planejamento e desenvolvimento de ações integradas São Mateus do Sul. Celebra parcerias com organismo representativos e administração pública. No campo de ações, diversas demandas levantadas pelos setores produtivos municipais foram discutidas e até mesmo sanadas, fato que dá ainda mais visibilidade e importância ao Codesamas e seus componentes são-mateuenses.

A parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por exemplo, visa facilitar a criação e o fortalecimento dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico. No campo do turismo, uma viagem à cidade turística de Gramado, no Rio Grande do Sul, e concretização da Rua do Mathe. Na área de infraestrutura, solicitação de pavimentação de acesso ao distrito industrial são-mateuense. Além de eventos de capacitação e fortalecimento da cultura e do turismo de São Mateus do Sul.

Representantes do Codesamas com autoridades formalizaram a entrega do monumento de valorização da cidade nesta quarta-feira (23/12). “Ação importante que integra nosso município, valoriza e promove o desenvolvimento. Parabenizo os idealizadores e fico feliz, porque eu também Amo São Mateus do Sul”, disse o deputado estadual Emerson Bacil, presente ao ato.

Da redação com fotos Portal Cultura Sul FM

Últimas notícias