Diocese de União da Vitória decreta novas orientações para as paróquias

 Diocese de União da Vitória decreta novas orientações para as paróquias

Imagem: Assessoria da diocese de União da Vitória

De acordo com orientações do Governo Estadual, a diocese de União da Vitória, administrada pelo bispo diocesano Dom Walter Jorge Pinto, emitiu na tarde desta quinta-feira, 19, novas orientações para as paróquias a respeito da prevenção ao coronavírus.

Em primeira ordem, seguindo recomendações, missas e celebrações com até 50 pessoas eram permitidas. Com a atualização recebida em segunda ordem, a presença dos fiéis estão suspensas a partir da segunda-feira, 23. Neste caso, os sacerdotes deverão celebrar normalmente, mas em particular.

Abaixo nota oficial divulgada pela assessoria da diocese:

ORIENTAÇÕES DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA ACERCA DAS MEDIDAS RELATIVAS A ATUAL PANDEMIA DE CORONAVÍRUS (Nota 2)

Em acréscimo à nota oficial da Diocese de União da Vitória emitida no dia 17 de março de 2020, com o intuito de se criar unanimidade na conduta pastoral frente às diferentes orientações dos municípios, no tocante ao enfrentamento da crise do COVID-19, orientamos o seguinte:

1. Fica determinada a suspensão de todas as celebrações públicas de Missas e Celebrações da Palavra a partir de 23 de março, em toda a diocese, por tempo indeterminado, devendo os sacerdotes celebrar diariamente as mesmas, em favor do povo de Deus, de modo particular.

2. Que cada paróquia se esforce ao máximo por oferecer a participação das Missas pelos meios radiofônicos, televisivos ou via internet, a fim de que os fiéis possam se fortalecer na fé e permanecer em comunhão.

3. Orientamos com insistência que Batizados e Casamentos já marcados possam ser adiados, devendo os párocos tratar diretamente com os interessados, caso-a-caso, neste sentido. Fique ressaltado o fato de que não se deva transgredir as orientações dos poderes executivos em relação a se evitar aglomerações por causa da atual pandemia.

4. Ficam suspensas, enquanto durar a pandemia, a Comunhão Eucarística dos doentes em suas casas.

5. SEMANA SANTA: desde já ficam suspensas todas as celebrações externas tais como: procissões, Vias-Sacras, sermões, etc, permanecendo apenas as celebrações da Missa da Unidade e as do Tríduo Pascal, adaptadas às exigências da época mais próxima, cujas orientações serão oferecidas a todos no tempo oportuno.

6. Devido às medidas de isolamento, sabemos que os mais pobres serão os mais afetados. Exortamos a todas as comunidades que procurem estar atentas, criando ações solidárias eficazes e seguras, tanto para suprir as necessidades dos empobrecidos, quanto dos idosos que vivem sozinhos.

Que este tempo de provação possa produzir em todos o crescimento da vida espiritual, o estreitamento dos laços familiares e a caridade, que é “o vínculo da perfeição”.

Que São José interceda por todos nós!

União da Vitória, 19 de março de 2020

Dom Walter Jorge Pinto
Bispo Diocesano

Últimas notícias