Destaque

VÍDEO: ONG 4 Patas denuncia clínica veterinária após falta de atendimento e morte de animal

28 de março de 2025 - Atualizado há 3 dias atrás
3 minutos de leitura

Por P97

VÍDEO: ONG 4 Patas denuncia clínica veterinária após falta de atendimento e morte de animal

Um triste episódio envolvendo a morte de um cão após a falta do socorro emergencial  por parte de uma clínica veterinária chegou até a ONG 4 Patas, de São Mateus do Sul. O caso, que destaca a falta de ética em serviços de urgência, gerou revolta e motivou a organização a tomar medidas legais para garantir que a clínica seja responsabilizada pela negligência.

Em entrevista ao Portal P97, Paula Sieben, presidente da ONG 4 Patas relatou que a história começou quando uma pessoa tentou buscar ajuda para um cão gravemente ferido após ser atacado por outros cães. Ao entrar em contato com uma clínica veterinária local, a resposta foi um choque: o atendimento só seria realizado mediante pagamento antecipado, mesmo sendo uma situação de emergência.

Infelizmente, o animal não resistiu aos ferimentos e faleceu, o que tornou ainda mais evidente o impacto da decisão da clínica. “Negar atendimento a um animal ferido é não apenas antiético, mas também pode configurar maus-tratos por omissão de socorro. O Código de Ética do Médico Veterinário é claro ao afirmar que, em situações de urgência, o profissional tem o dever de prestar socorro imediato, independentemente de questões financeiras”, afirmou Paula

A ONG já tomou as providências legais, denunciando o caso ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e ao Procon, por considerar que a recusa de atendimento pode ser caracterizada como uma prática abusiva e até um crime. A situação também serve como alerta para outros casos semelhantes que possam ocorrer em clínicas veterinárias.

“Não podemos permitir que a vida dos animais seja tratada com tamanho descaso. Esse episódio nos faz refletir sobre a responsabilidade das clínicas veterinárias em colocar as vidas dos animais como prioridade, antes de qualquer outra questão financeira. Nossa luta pelos direitos dos animais continua, e tomaremos todas as medidas necessárias para que casos como este não se repitam”, declarou a presidente

Paula afirmou que A ONG 4 Patas segue firme em sua missão de garantir que os direitos dos animais sejam respeitados e que o atendimento emergencial seja sempre uma prioridade. Eles pedem a colaboração da população para denunciar qualquer irregularidade nos serviços de saúde animal e fortalecer a luta por um atendimento digno e ético.

“Esse caso lamentável serve como um lembrete da importância de se garantir um socorro imediato, especialmente em situações de emergência, onde a vida dos animais deve ser a principal preocupação de todos os envolvidos. A ONG Quatro Patas continua sua luta, buscando justiça para o animal que perdeu a vida de forma evitável e para que outras tragédias como essa não aconteçam”, frisou Paula.

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais