No dia 21 de março, a Câmara Municipal de São João do Triunfo foi palco de uma importante audiência pública sobre a criação de um Centro de Atendimento e Terapias para crianças com Síndrome, Transtornos e Distúrbios, com foco especial no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento contou com a participação de pais, responsáveis e representantes das áreas da saúde, educação e assistência social, que trabalham em conjunto para promover um atendimento mais eficaz e humanizado para essas crianças.
A audiência, teve a presença de sete vereadores, todos demonstrando apoio à criação do Centro. A proposta visa proporcionar um local especializado para o tratamento e acompanhamento das crianças, com uma equipe de profissionais capacitados e qualificados.
O psicanalista e neuropsicopedagogo especialista em autismo, Armestrong Davis de Freitas, destacou a importância da criação desse centro, afirmando que ele será de grande valia para a comunidade. “Com profissionais capacitados, a diferença na vida dessas crianças será imensa”, afirmou Armestrong. Ele ainda ressaltou que, nas décadas anteriores ao ano 2000, muitas crianças com necessidades especiais eram, infelizmente, abandonadas em manicômios ou escondidas de suas famílias e da sociedade devido ao preconceito.
Durante a audiência, as demandas dos responsáveis foram ouvidas atentamente, e o prefeito Mário César aproveitou a oportunidade para apresentar as propostas da administração municipal para apoiar a causa. Em seu discurso, o prefeito se comprometeu a buscar recursos e a investir na melhoria da estrutura de atendimento às crianças com TEA, buscando nesse primeiro momento um imóvel adequado para a criação do espaço. “Nosso compromisso é total com a causa. Vamos buscar recursos e investir cada vez mais na melhoria de nossa estrutura para o atendimento às pessoas com TEA, garantindo um suporte adequado e eficiente”, afirmou Mário César.
Ao Portal P97, Armestrong contou que o evento refletiu o empenho da administração municipal em promover um atendimento mais humanizado e eficaz para as crianças com síndromes e transtornos, reforçando a importância de ações que tragam benefícios reais para essas famílias.