Além das fronteiras: são-mateuense Luana Jurach Banowski conta detalhes do seu intercâmbio na Austrália

 Além das fronteiras: são-mateuense Luana Jurach Banowski conta detalhes do seu intercâmbio na Austrália

O Cultura Sul Notícias desta segunda-feira (22), contou com uma entrevista da estudante Luana Jurach Banowski, a primeira intercambista a retornar do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado para São Mateus do Sul. Luana passou seis meses na Austrália e voltou recentemente, trazendo consigo histórias fascinantes dessa experiência única.

Ela compartilhou conosco que inicialmente não considerava a Austrália como destino principal, mas ficou encantada com o país. “Foi uma experiência muito gostosa. A Austrália é um país divertido de se morar e superou todas as minhas expectativas.”

Durante seu intercâmbio, Luana colecionou momentos memoráveis, especialmente ao conhecer novas pessoas e explorar lugares com cenários deslumbrantes. Ela destacou a hospitalidade da família anfitriã e a calorosa recepção na escola, onde fez amizades que continua a manter mesmo após seu retorno.

Adaptar-se à cultura local e ao estilo de vida foi desafiador, mas Luana enfrentou com determinação. Ela mencionou que o horário das refeições e o sistema educacional foram alguns dos aspectos que mais a surpreenderam na Austrália.

Falando em educação, Luana notou diferenças significativas entre o sistema brasileiro e o australiano. A flexibilidade no currículo escolar permitiu-lhe escolher disciplinas conforme seus interesses, algo que ela achou bastante enriquecedor.

“Lá, os estudantes têm mais liberdade na escolha das matérias e o ensino médio não é obrigatório. Além disso, o período entre o ensino médio e a faculdade é utilizado para explorar diferentes opções antes de decidir um curso, achei isso muito interessante”, frisou.

Entre os momentos mais marcantes, Luana mencionou seu aniversário, celebrado com carinho pela família anfitriã. Essas experiências pessoais não apenas a encheram de gratidão, mas também a ajudaram a crescer pessoalmente. “Comemorar meu aniversário com a família anfitriã foi muito especial”.

Quando questionada sobre a saudades da família, a jovem explicou que a tecnologia tornou a experiência mais tranquila. “A tecnologia ajudou muito. Mantive contato através de vide chamadas e mensagens, apesar das 13 horas de diferença de fuso horário”, explicou.

Olhando para o futuro, Luana agora considera seguir uma carreira em Relações Internacionais, inspirada pela conexão global que experimentou. Ela enfatiza a importância de buscar novos conhecimentos e ser independente, habilidades que desenvolveu durante seu tempo na Austrália.

Por fim, Luana deixou uma mensagem as pessoas que estão considerando um intercâmbio no futuro. “Aconselho a todos a buscar novas experiências e conhecimentos. Ser independente e adaptável são habilidades cruciais que podemos se desenvolver em um intercâmbio”, salientou.

Confira a Live completa da entrevista a baixo:

Da redação Portal Cultura Sul

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Tags:ganhando o mundo

Últimas notícias