Acumulado de chuva pode passar os 100 milímetros no PR; solo molhado exige atenção para deslizamentos

 Acumulado de chuva pode passar os 100 milímetros no PR; solo molhado exige atenção para deslizamentos

Foto: Portal Cultura Sul

O acumulado de chuva previsto no Paraná para os próximos dias pode passar dos 100 milímetros (mm) até o final de semana. Se isso ocorrer, as médias climatológicas para o mês de julho podem ser atingidas já na primeira quinzena do mês que é considerado o mais seco do ano.

Fonte: LAPAR

Na região de Curitiba, por exemplo, o acumulado de chuva já está em 59,6 mm ante a média de 100 a 120 mm. Conforme mostra o mapa abaixo:

Fonte: SIMEPAR

“Isso é bom, se considerarmos que junho tivemos um mês muito seco, principalmente na região norte, onde tivemos cidades há 40 dias sem chuva, mas persistindo esse volume de chuva já começa a preocupar”, alerta o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) Lizandro Jacóbsen.

Chuva em solo molhado exige atenção no Paraná

Apesar da previsão ser de chuva de 30 mm por dia, em média, ou seja não há tempestades, o solo já começa a ficar mais molhado. “Com isso, pode haver um aumento no risco em algumas regiões a partir deste final de semana”, diz. “É uma situação que começa a precisar de acompanhamento”, afirma Jacóbsen.

O meteorologista alerta que, dependendo da região, o solo já está bastante molhado. “É uma situação que, a partir do fim de semana já começa a exigir maior atenção e acompanhamento”, diz. “Muito mais por conta de deslizamentos que alagamento”.

Com informações de Bem Paraná

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal Cultura Sul pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias