Temporal provoca estragos em cidade do Rio Grande do Sul; fenômeno foi uma ‘microexplosão’, diz Defesa Civil

 Temporal provoca estragos em cidade do Rio Grande do Sul; fenômeno foi uma ‘microexplosão’, diz Defesa Civil

Um temporal com queda de granizo atingiu São Luiz Gonzaga, município de 34,7 mil habitantes no Noroeste do Rio Grande do Sul, no final da noite de sábado (15). A Defesa Civil do estado afirma que houve uma “microexplosão”, quando a nuvem não suporta a quantidade de água e “despeja” muita chuva em pouco tempo.

O prefeito Sidney Brondani (PP) afirmou à RBS TV que 15 mil pessoas foram afetadas de alguma maneira e que ao menos 1,2 mil casas foram atingidas, com estragos em telhados. O município deve decretar situação de emergência em razão dos danos registrados.

Houve estragos em quatro escolas, dois postos de saúde, na sede da Secretaria da Saúde e em um museu. Uma pessoa se feriu enquanto tentava colocar uma lona para proteger a casa.”A situação é grave e atingiu quase metade do nosso município, com muitos transtornos e danos em escolas, unidade de saúde, residências e empresas”, diz.

A força do temporal derrubou árvores na cidade. Um carro foi atingido por um poste que caiu (veja foto abaixo). As ruas já foram desobstruídas, segundo a prefeitura. Há falta de energia em diversos pontos do município.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que o volume de chuva foi de 14,8 milímetros no momento do temporal. Durante a madrugada, houve outras pancadas no município. Ao todo, o acumulado nas últimas horas foi de 33,6 milímetros. A temperatura, no município, ficou na casa de 19°C.

Últimas notícias