Horas após nascer, bebê morre vítima de dengue no Paraná

 Horas após nascer, bebê morre vítima de dengue no Paraná

Foto: Meramente ilustrativa

Um bebê morreu vítima de dengue em Toledo, no oeste do Paraná, horas após o nascimento. A morte consta no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na terça-feira (25).

Segundo a Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, também no oeste do estado, uma mulher grávida de 37 semanas foi internada no hospital municipal da cidade com sintomas de dengue em 17 de abril.

Com a confirmação da doença, a paciente foi transferida ao Hospital Bom Jesus, em Toledo, onde no dia 25 de abril foi realizada uma cesárea. O bebê, de acordo com a pasta, nasceu com parada cardiorrespiratória e foi diagnosticado com dengue, sendo encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, mas não resistiu.

Outras mortes no estado

O boletim da terça (25) também confirmou outras 12 mortes no Paraná, que segundo a Sesa, ocorreram ocorreram entre 14 de março e 31 de maio.

Mais de 20,6 mil casos também foram confirmados no boletim que faz um alerta sobre os cuidados com a doença, que devem ser mantidos, apesar da queda nas temperaturas.

No atual ano epidemiológico, iniciado em julho de 2023, já foram registradas mais 881, 2 mil notificações, 526,5 mil casos e 473 mortes em decorrência da doença no Paraná.

Conforme a secretaria, a regional de saúde de Londrina é que tem mais casos confirmados em números absolutos, com 64.208 diagnósticos, seguida pela regional de Cascavel com 62.045, e de Francisco Beltrão, com 60.150.

Com relação as mortes, a regional de saúde de Londrina registra o maior número, com 86 mortes. Em seguida a regional de Cascavel, com 74 mortes – entre elas a do bebê de um dia -, e a de Francisco Beltrão, com 65.

Quais os sintomas da dengue?

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias, segundo a Secretaria de Saúde.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

A dengue pode provocar também: manchas no rosto, tronco, braços e pernas. Os pacientes podem ter ainda perda de apetite, náuseas e vômitos.

Portal Cultura Sul FM com informações de G1

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias