Após muita luta, a retirada da mureta no trevo de Paulo Frontin, na BR-476, foi garantida

 Após muita luta, a retirada da mureta no trevo de Paulo Frontin, na BR-476, foi garantida

Foto: Arquivo Portal 97

O local, conhecido como “Trevo da Mureta” devido ao elevado número de acidentes registrados desde sua inauguração em 2018, passará por modificações em breve. Essa conquista foi resultado de intensa atividade política, visando proporcionar maior segurança a todos que trafegam na rodovia.

O ex-deputado estadual Emerson Bacil, foi um dos principais defensores dessa mudança ao longo do tempo, liderando os pedidos para a alteração do trevo que, infelizmente, foi cenário de dezenas de acidentes, muitos deles fatais. Na Assembleia Legislativa, Bacil foi pioneiro em levar essa pauta regional aos demais deputados, buscando a melhor solução para os usuários da BR-476 e visando garantir mais segurança aos motoristas e à população em geral.

Na segunda-feira (24), o deputado Tadeu Veneri abordou o assunto em um vídeo, informando que a mureta da BR-476 no trevo de Paulo Frontin será removida. Ele destacou que a forma como a mureta foi originalmente instalada foi totalmente equivocada, o que resultou em um grande número de acidentes. “Agora, tudo indica que a solução para esse problema será alcançada, trazendo alívio e segurança aos usuários da rodovia”, disse.

O DNIT já instalou a placa indicando a obra, que deve receber um investimento de R$35.874.999,96. Com a confirmação do início dos trabalhos, Bacil comemorou essa batalha que ele iniciou há anos e que finalmente será concretizada em benefício de toda a população da região.

“Essa mudança representa um importante passo para a segurança viária na região, mostrando como a união de esforços políticos pode trazer mudanças significativas para a sociedade. Espera-se que a modificação do “Trevo da Mureta” contribua para reduzir os acidentes e proporcionar uma rodovia mais segura para todos os usuários”, frisou Bacil.

Entenda o Problema do Trevo

Quem transita pela rodovia sentido São Mateus do Sul precisa acessar uma segunda pista à direita para seguir viagem. Por outro lado, os condutores com destino para Paulo Frontin seguem pela pista principal da BR–476.

Esse ponto que causa desentendimento entre os motoristas e, consequentemente, acidentes: é necessária uma parada no meio da pista para que os veículos que fazem o sentido contrário (São Mateus do Sul / União da Vitória) possam passar. Enquanto aguarda essa passagem, o trânsito que está vindo atrás, fica travado.

Já para os usuários que desejam seguir para Paulo Frontin e, involuntariamente utilizam a via lateral, não conseguem corrigir a conversão, por conta da mureta, necessitando seguir pela rodovia até encontrar um ponto de retorno. Além da sinalização com a mureta, o local dispõe de Fiscalização Eletrônica, com limite de velocidade de 60 quilômetros por hora.

A readequação do trevo iniciou em abril de 2018. Para autoridades da época, em abordagens da imprensa regional, a obra era vista como importante para toda região em termos de infraestrutura e agilidade no tráfego. O valor orçado naquele ano foi de R$ 1,1 milhão, com recursos federais.

O projeto, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), teve o objetivo de facilitar a conversão de veículos, com a implantação de uma mureta no meio a pista entre as rodovias das BR-153 e 476.

Da redação do Portal 97

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias