Taxa de desemprego no Paraná está abaixo de 7% e menor da média brasileira registrada

 Taxa de desemprego no Paraná está abaixo de 7% e menor da média brasileira registrada

Os números mostram menos pessoas sem emprego, no comparativo com o último trimestre de 2021 registrados 7% de desempregados. A taxa de desocupação trabalhista ficou em 6,8% nos três primeiros meses deste ano, enquanto no Brasil o índice atual fica em 11,1%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação entre estados, o Paraná tem um dos melhores percentuais de empregados com carteira assinada no setor privado, com 81%, atrás apenas de Santa Catarina (88,2%), São Paulo (82,4%) e Rio Grande do Sul (81,1%). Índices demonstrativos num momento em que o País deixa de lado as restrições da pandemia e mesmo com crescimento da inflação a oferta de posto de trabalho segue bem.

Outro dado relevante é a taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação à força de trabalho ampliada). No País, foi de 23,2% no primeiro trimestre. O Paraná tem a terceira menor do Brasil, de 14,0%. O Estado vê oficialmente esses dados como indicativo de retomada econômica.

Desde o último trimestre de 2015 o Paraná não tinha uma taxa de desemprego tão baixa. Segundo a série histórica do IBGE, iniciada em 2012, o Estado fechou aquele ano com índice de desocupação de 5,9%. No trimestre seguinte, essa taxa subiu para 8,2%, fechando o ano de 2016 com esse mesmo índice de desemprego. Os impactos da pandemia de Covid-19 elevaram a taxa para 10,1% no final de 2020.

Contudo, esses dados atualizados mostram a reversão dos números. Nos três primeiros meses do ano passado, o índice caiu para 9,4%, reduziu para 9% no segundo trimestre, foi a 8% no terceiro, até chegar ao resultado de 7% no quarto trimestre do ano. Agora baixo para 6,8%. O levantamento do IBGE acompanha o bom ambiente de contratações novas no Estado do Paraná e tendo saldo satisfatório.

Com mais de 172 mil postos de trabalho criados, o Paraná fechou 2021 com o melhor saldo de empregos em 18 anos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. No primeiro trimestre deste ano, já foram abertas 56 mil vagas com carteira assinada. Das 399 cidades paranaenses, 367 tiveram em 2021 saldo positivo na abertura de vagas.

Da redação com informações e imagem da AEN

Últimas notícias