Poda correta dos ervais, adubação orgânica e IG são elementos para melhorar renda do produtor

 Poda correta dos ervais, adubação orgânica e IG são elementos para melhorar renda do produtor

O agricultor que produção erva-mate sombreada pode ganhar mais dinheiro. Isso se observar e aplicar os conhecimentos técnicos e conduzir corretamente as podas e adubações, deixando de lado os fertilizantes químicos e fazendo uso de produtos orgânicos. Enquanto o selo da Identificação Geográfica (IG) repassa ao cliente a confiança de estar adquirindo um produto confiável para consumo, sobretudo pela rastreabilidade.

O selo da IG, contido na embalagem de erva-mate, carrega mais que uma imagem. É a segurança de rastreamento de todo o processo produtivo, desde o plantio, poda, adubação, corte e processamento. Tudo segue parâmetros técnicos inerentes ao associado da IG-Mathe de São Mateus do Sul. Disso melhor valor agregado e preço, justificando a importância de estar nessa associação, única para erva-mate (e sombreada) no Brasil.

Podar corretamente a erva-mate ajuda na produção e longevidade das plantas. Esse cuidado compensa no melhor desenvolvimento de cada pé existente na propriedade. A sanidade leva à qualidade das folhas e proporciona menor perda e melhor aproveitamento da área. Isso reverte diretamente na rentabilidade final do agricultor. Foram orientações do engenheiro agrônomo Matheus Monteiro, aos agricultores na 2ª Festa da Colheita.

Além de ampliar o conhecimento técnico, os produtores presentes nas duas palestras técnicas, na Rua do Mathe neste domingo, levaram para casa o entendimento sobre podas e cultivo orgânico da erva-mate. Podendo tirar dúvidas na condução sombreada dos ervais em meio à preservação de florestas com Pinheiro Araucária, o que torna sustentável e até melhor aceito o produto originário de locais ambientalmente corretos.

“A ideia é ajudar os produtores em terem melhor resultado”, destaca o engenheiro agrônomo Matheus Monteiro pontuou, nas suas palestras, que seguir a orientação técnica tende em proporcionar melhor renda. Também otimiza a mão-de-obra, o uso de recursos naturais e a própria condução dos ervais. “Com base nesse conhecimento, protege o meio ambiente e tem maior sustentabilidade produtiva na sua produção”.

A erva-mate sombreada tem além do sabor melhor, o conceito de preservação ambiente e benefícios para a saúde, comprovados por estudos científicos. A mata nativa se mantém preservada, menos devastada, justamente pela existência dos ervais. E quando o agricultor deixa de lado o uso de adubação química e opta pela orgânica amplia a segurança produtiva, sobretudo porque o adubo orgânico não tem componentes nocivos.

A principal importância da adubação orgânica é de proporcionar mais segurança. Isso porque a nutrição convencional, com substâncias químicas dos fertilizantes comuns, carece de melhor acompanhamento técnico para evitar exagero de dosagens, entre outras questões. Segundo, Matheus Monteiro, o uso de orgânicos traz benefícios por ser mais completo e nutre de forma mais equilibrada a planta, trazendo melhores resultados.

Da redação com informações da IG-Mathe e engenheiro agrônomo Matheus Monteiro e imagem Haroldo Ferreira/IG-Mathe

Últimas notícias