Paraná tem duplo alerta laranja: frio intenso e ventanias de até 100 km/h

 Paraná tem duplo alerta laranja: frio intenso e ventanias de até 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na manhã desta quarta (18) dois novos alertas laranja que abrangem o Paraná: uma para onda severa de frio e outro para risco de vendaval.

Um deles, o da onda de frio intenso, engloba o Paraná todo e vale até às 23 horas da próxima sexta (20). O instituto alerta para o risco à saúde por causa da previsão de temperatura média de 5 graus, abaixo do média por período de 3 a 5 dias. 

O outro alerta, para vendavais, atinge cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral do Paraná, e vale até as 10 horas desta quinta (19). A previsão é de ventos entre 60 km/h e 100 km/h com risco de queda de árvores, destelhamento de casos e dados às edificações. Segundo o Inmet, os municípios que correm risco de vendaval são:  Antonina,  Guaraqueçaba,  Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Praia Grande, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Praticamente todo o Paraná já teve uma demonstração da ventania. A Associação dos Barqueiros do litoral norte do Paraná (Abaline), por exemplo, emitiu o comunicado na manhã desta quarta (18) suspendendo a travessia para a Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, devido ao mau tempo causado pela aproximação do ciclone ‘Yakecan’. Na capital, os ventos chegaram a 52,9 km/h às 4h30 da madrugada e derrubaram algumas árvores na rua Deputado Nilson Ribas, no bairro Seminário, mas, segundo a Defesa Civil, até as 8 horas desta quarta, não havia registro de feridos ou desalojados. 

Da redação om informações INMET

Últimas notícias