Frio, geada e neve no Paraná? Previsão alerta pra chegada de onda de frio intenso e ciclone extratropical

 Frio, geada e neve no Paraná? Previsão alerta pra chegada de onda de frio intenso e ciclone extratropical

Foto: Portal Cultura Sul

Tire sua jaqueta (japona), cobertor, touca, luva e cachecol do armário e se prepare para a onda de frio intenso que deve chegar nos próximos dias. A próxima semana promete ser gelada com boas chances de geada e temperatura próxima de zero grau. O motivo para essa friaca toda é uma frente fria que vai encaminhar uma intensa massa de ar polar para os estados do Sul do Brasil. A partir disso, as temperaturas caem de forma expressiva e, para aumentar o frio, um ciclone extratropical estacionado no oceano pode se unir ao ar polar e, com a umidade, provocar neve em pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), não existe a possibilidade de neve para o Paraná na próxima semana, mas o frio será intenso. Existe a expectativa de dois a três dias consecutivos com camadas de cristais de gelo ao amanhecer em várias regiões do Paraná.

“A geada vai ser mais intensa na parte sul do estado, mas Capital também deve ter essa formação. Na quarta-feira (18), existe a chance de quase chegar à temperatura negativa. Imagino que possa bater zero grau na quarta. É um frio seco, sem chuva”, disse o meteorologista Paulo Ricardo Barbieri.

Como deve ser o inverno 2022?

Essa vai ser a primeira onda de frio em 2022 no Paraná. Apesar de estarmos no outono a tendência é que o inverno, que começa em 21 de junho, não venha a ser uma estação tão fria assim como se imagina.

“Ainda é cedo para definir, mas a expectativa que se fique dentro da normalidade da região. O que chama atenção é a pouca quantidade de chuva”, alertou Paulo.

Em São Mateus do Sul a mínima deve chegar a 5°graus na terça-feira (17/05), e de 2°graus no domingo (22/05). A máxima não deve passar dos 21°graus durante a semana toda.

Da redação Cultura Sul com informações do Simepar

Últimas notícias