Com frio, doações de sangue têm queda no Paraná e o pedido é para as pessoas doarem

 Com frio, doações de sangue têm queda no Paraná e o pedido é para as pessoas doarem

De acordo com Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), órgão centralizador de bolsas de sangue dentro de uma rede paranaense integra, a urgência para a doação de sangue no Estado, em especial dos tipos O-, O+ e A-. Essa solicitação ocorre, sobretudo, com a aproximação do inverno e a tendência de aumento do frio, período de queda na quantidade de doadores.

“É muito comum observar uma diminuição do estoque de sangue em períodos de temperatura mais baixa. Além de um comportamento mais caseiro por parte das pessoas, condições como resfriado e gripe também estão mais presentes, o que cria um quadro desfavorável para a doação”, disse o secretário de Estado da Saúde (Sesa), César Neves. Reforçar e estimular as doações e o chamado estadual.

A divulgação da Agência Estadual de Notícia cita que os homens podem doar sangue a cada dois meses, ou seja, quatro vezes ao ano. Por sua vez, as mulheres, a cada três meses, ou até três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação.

Para seguir a alguém que precisa, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado, por conta dos exames feitos e protocolos de segurança. Por mais que se possa repor ou indicar para quem está doando, as bolsas vão para o banco e são classificadas pela tipagem. Assim, quem precisa vai recebem dentro do seu tipo sanguíneo ou um compatível armazenada no banco de sangue do Hemepar.

O órgão é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. Na região existem as unidades para coletar em União da Vitória e Irati.

Qualquer pessoa com mais de 16 anos e antes de completar 70, pode doar. Menores de idade carecem de autorização e presença do responsável legal. Os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).

Outro requisito é apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). No Hemepar cada unidade, caso de Irati e União da Vitória, têm estoque próprio. Contudo, há o repasse de bolsas para a rede, de forma ao quesito de poder atender o Paraná como um todo. Da mesma o pedido quando há tipagem está ausente.

Da redação com informações da AEN e Hemepar e foto: José Fernando Ogura/AEN

Últimas notícias