2ª Edição da Festa da Colheita do Mate nos ajustes finais de preparação para este domingo

 2ª Edição da Festa da Colheita do Mate nos ajustes finais de preparação para este domingo

Concurso de maior cuia de chimarrão, mateada online, maior folha de erva-mate, chimarrão mais bonito, moeda própria, mostra cultural, show musical, palestras técnicas, rodada de negócios, plantio e sapeco de erva-mate. Também exposições, praça de alimentação, competições, apresentações artísticas e culturais e espaço para as crianças estão na programação da 2ª Festa da Colheita do Mate.

O evento, sediado na Rua do Mathe em São Mateus do Sul, será realizado neste domingo (15/05) com abertura às 10h, tendo roda de chimarrão e plantio de mudas de erva-mate que serão acompanhadas por estudantes. Tendo palestras técnicas, às 11h sobre poda e às 13h sobre cultivo orgânicos e oportunidades com a Indicação Geográfica (IG). Além disso, às 14h os organizadores promovem uma rodada de negócios.

Além do plantio realizado pela manhã, no período da tarde, às 15h, será feito um sapeco no modo tradicional relembrando a história da erva-mate. Também, estão programados dois shows: às 12h com Velho Modão e às 17h30 André & Viola (encerramento). O espaço aconchegante e coberto é um dos diferenciais da festa sobretudo pensado, conforme a organização, para reunir família e amigos.

A Festa da Colheita terá o câmbio da moeda brasileira, o real, para chimarréis. O dinheiro próprio do evento vai permitir comprar as delícias gastronômicas da praça de alimentação e “garantir os presentes e lembrancinhas especiais que terão a assinatura do nosso ouro verde”, segundo a organização. Ao longo do evento, concurso da cuia mais bonita e da maior, maior folha de erva-mate e mateada online.

A página da IG-Mathe “a primeira e única Indicação Geográfica de erva-mate do Brasil” (https://www.facebook.com/grupoigmathe) dispõe de todos os critérios para essas disputas, bem como inscrições e premiações. Na tarde deste sábado (14/05), a organização com colabores realizam os últimos ajustes para deixar o local totalmente pronto para o início da festa, amanhã domingo.

Da redação com informações da IG-Mathe e imagens Haroldo Ferreira/organização

Veja também