“Presidente concedeu indulto a Daniel Silveira, conceda ao delegado Francischini”, pede Bacil

 “Presidente concedeu indulto a Daniel Silveira, conceda ao delegado Francischini”, pede Bacil

Reprodução da live de Emerson Bacil sobre o assunto

Emerson Bacil foi às redes sociais, numa live na noite desta quinta-feira (21/04), para pedir por perdão frente a anulação de votos do Delegado Francischini para deputado estadual das eleições de 2018. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o parlamentar sob acusação de disseminação de notícias falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas, em outubro de 2021.

“O que está acontecendo com o nosso País? Aonde você é eleito democraticamente. Aonde milhares de pessoas, centenas de pessoas acreditam num propósito, num ideal”, argumentou Bacil. Repentinamente, quase meio milhão de votos anulados dos paranaenses e a retirada do mandato do deputado estadual Francischini, Emerson Bacil e mais dois parlamentares do partido PSL.

“Presidente [Jair] Bolsonaro concedeu indulto a Daniel Silveira, conceda ao delegado Francischini”, frisou Emerson Bacil. O perdão foi concedido ao deputado federal do Rio de Janeiro por meio de um decreto presidencial nesta quinta-feira (21/04), após o mesmo ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (20/04) no âmbito da Ação Penal 1.044 à pena de 8 anos e 9 meses de reclusão.

Bolsonaro, inclusive, se justificou em entendimento do próprio ministro Alexandre de Moraes que em 2017 defendeu o perdão, por decreto, de presidente da República. Também, o artigo 53 da Constituição Federal cita que os parlamentares são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. Prerrogativa não levada em conta quando da condenação de Daniel Silveira no STF.

Com base nesses argumentos, Emerson Bacil clamou por perdão, também, para a condenação do Delegado Francischini. “Vai reestabelecer a vontade da população”, citou na live. “Estou aqui clamando para vocês”, frisou pedindo que o apelo chegue até o presidente Bolsonaro. Suas bandeiras ficaram esquecidas desde a saída da Assembleia Legislativa do Paraná, bem como a representatividade regional.

Ao deixar o mandato, Emerson Bacil entende que a região perdeu a representatividade. “Eu estava trabalhando. Defendendo a população. Quem estava defendendo o pequeno agricultor da forma que eu estava defendendo?”, relembrou. Caso do fumicultor, cadeia produtiva da erva-mate, sustentabilidade do Pinheiro Araucária e Observatório da Violência Contra a Mulher Paranaense, dentre outras ações.

Da redação com informações da live de Emerson Bacil e reprodução de imagem da live

Últimas notícias