Depois de dois anos da pandemia e ‘fora de época’, o carnaval está de volta ao Rio de Janeiro

 Depois de dois anos da pandemia e ‘fora de época’, o carnaval está de volta ao Rio de Janeiro

O carnaval fora de época iniciou nesta quarta-feira (20/04), oficialmente, no Rio de Janeiro. A entrega da chave da cidade, feita pelo prefeito Eduardo Paes ao Rei Momo simbolicamente abriu a temporada carnavalesca na cidade mais turística do Brasil e um dos lugares mais procurados para passeio no mundo. Depois dos desfiles de 2020, já com presença da Covid-19, em 2021 as festividades foram suspensas.

“O maior espetáculo da terra voltou e vai ter carnaval. Viva o carnaval carioca”, anunciou Eduardo Paes em cerimônia no Palácio da Cidade ao entregar as chaves para o Rei Momo. Os dois anos de pandemia cancelaram o carnaval de 2021 e adiaram em 2022, retomado pelos cariocas. “Lamentavelmente essa cerimônia deixou de acontecer nos últimos anos, mas o carnaval resistiu, o samba resistiu, a cultura popular resistiu”, disse o prefeito.

Com a chave em mãos, o Rei Momo, Wilson Dias da Costa Neto, começou o governo com uma determinação. “Meu decreto é que todos os foliões estejam imbuídos de muita alegria, muita paz, muita confraternização, muito discernimento, porque a gente vive um outro momento, mas que independente disso, a gente não perca aquele folião que ficou guardado durante os dois anos de pandemia”, destacou.

Tanto Paes quanto Neto homenagearam os profissionais de saúde. O prefeito ressaltou que é graças à ciência e ao avanço da vacinação que a folia pode acontecer em abril. No ano passado, a chave da cidade foi passada, simbolicamente a trabalhadores da saúde.  “Não posso deixar de enaltecer os profissionais de saúde que muito se esforçaram para que hoje a gente conseguisse botar o nosso bloco na rua, literalmente”, ressaltou Wilson.

Em meio a confetes, ao som da bateria da São Clemente e da banda da guarda municipal, o Rei Momo e a corte real do carnaval – composta também pela rainha Thaiana Rodrigues Pinheiro, a primeira princesa Luara Neto Lino e a segunda princesa Deisiane Conceição de Jesus – comemoraram o início do reinado, a partir da entrega simbólica das chaves da cidade que abre oficialmente a programação no Rio de Janeiro.

O carnaval tem os desfiles na Sapucaí. Os grupos de rua não tiveram autorização da prefeitura para desfilar, mas alguns estão se organizando para receber foliões nos próximos dias. “A prefeitura não vai impedir ninguém de estar no espaço público, de celebrar, mas naquele tamanho [do carnaval tradicional na cidade], é impossível acontecer”, disse o prefeito, afirmando que a guarda-municipal não vai intervir.

Da redação com informações e imagem da Agência Brasil

Últimas notícias