Brasília comemora 62 anos com 17 equipamentos culturais na programação de atividades artísticas

 Brasília comemora 62 anos com 17 equipamentos culturais na programação de atividades artísticas

Eixo Rodoviário de Brasília (DF-002), mais conhecido pela alcunha informal de Eixão

Inaugurada em 1960, a Capital Federal completa 62 anos nesta quinta-feira (21/04). Com ponto facultativo na sexta-feira (22/04), são quatro dias de festa até domingo (24/04). O feriadão para os brasilienses ou candangos (dois nomes que se referem àqueles que nasceram em Brasília) tem vasta programação cultural para celebrar o aniversário. Ao todo, 17 equipamentos culturais terão atividades artísticas.

Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 e, para ser o novo centro de decisões da República do Brasil, viria ao mundo oficialmente no Dia de Tiradentes, considerado o símbolo da luta pela Independência e valores republicanos brasileiros. O projeto nacional existia desde o século XIX, para ser edificada a Capital Federal no planalto central. A obra entre 1957 e 1960 foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

A ampla programação cultural comemora o aniversário. Batizado de “Sorria, Brasília”, o projeto comemorativo tem eventos até o próximo domingo (24/04). De shows a mostras de cinema; de exposições a feiras de economia criativa; de espetáculos populares a apresentações de orquestras, como a Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, a cidade estará repleta de atrações em comemoração ao aniversário.

Segundo o Governo do Distrito Federal serão investidos R$ 700 mil nessas atividades culturais. Entre os eventos está a reabertura da mostra “Poeira, Lona e Concreto”, que retrata os primeiros tempos da construção da cidade, no Museu Vivo da Memória Candanga. Outro destaque é a ocupação externa do Eixo Cultural Ibero-americano, antigo espaço Funarte de Brasília.

Ali, a programação, segundo os organizadores, é voltada ao encontro das famílias e de amigos em torno do seu vasto gramado e galerias com piquenique, Festival de Orquestras Populares, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, shows e desenhaço. A programação reforça o ano “Brasília Capital Ibero-americana das Culturas”, título mundial outorgado em 2022 à cidade.

O Cine Brasília, que também comemora aniversário de 62 anos em 22 de abril, segue programação especial e aberta ao público com seleção de filmes emblemáticos e espetáculo comemorativo da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo. As ações também são intensas na Concha Acústica, com shows e mostra de cinema, no Museu de Arte de Brasília (MAB) e no Memorial dos Povos Indígenas.

Também, o Catetinho, primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek na construção da capital, reabre para comemorar os 62 anos de Brasília, depois de dois anos fechado. O museu passou por manutenção do telhado ao piso de cimento da estrutura arquitetônica com pilotis, desenhada por Oscar Niemeyer, em 1956. O local conta com acervo do ex-presidente durante o período em que morou no local.

A Torre de TV, na região central da cidade, tem uma estrutura especial para a Virada Cultural Brasília 62 Anos que trará programação repleta de música, com DJs e atrações ao vivo além de companhia teatral. Pensado para todas as idades, o evento terá área kids e praça de alimentação. Somada de outros espaços que concentram a programação cultural candanga até o próximo domingo.

Da redação com informações e imagem da Agência Brasil e DF

Últimas notícias