Maior avião do mundo, e modelo único, tem imagem revelada após bombardeio na Ucrânia

 Maior avião do mundo, e modelo único, tem imagem revelada após bombardeio na Ucrânia

Imagens da TV estatal russa mostraram, pela primeira vez, imagens de como ficou o Antonov-225 Mriya (sonho em ucraniano), após ter sido atingido na semana passada. Restou pouca coisa intacta no maior avião do mundo, vítima de bombardeio no aeroporto Hostomel (Gostomel), perto de Kyiv, na sexta-feira da semana passada. Próximo à aeronave, parte de um projétil foi exposto na divulgação feita.

Outra informação confirmada é de que o hangar ontem estava estacionado o avião para manutenção teria ficado muito danificado, com destroços espalhados nas proximidades indicando algum tipo de fragmento do bombardeio. As imagens mostram que cabine se partiu ao ao meio, com parte da aeronave esmagada no chão, debaixo da cobertura que lhe protegia durante a manutenção da empresa.

As asas também parecem tortas, nas imagens divulgadas, e restaram turbinas apenas de um dos lados do avião. O An-225 possuía dois motores extras, totalizando seis – o único avião do mundo a ter essa quantidade. A aeronave pesava 175 toneladas e tinha 32 rodas. O primeiro voo do An-225 foi em 21 de dezembro de 1988 e servia para transportar o ônibus espacial russo, para missões fora da Terra.

O avião era operado para transporte de cargas únicas e gigantes Antonov Airlines e de propriedade da Ukroboronprom que estimou mais de US$ 3 bilhões e cinco anos para restaurar o avião destruído. Custos que a empresa pretende cobrar do governo russo. Para se ter uma ideia do tamanho do An-225 – comportava praticamente um campo de futebol oficial (um pouco mais curto, contudo mais largo) – envergadura de asa de 88,4 m e comprimento 84 m.

O gigante da aviação esteve no Brasil em duas vezes, em 14 de fevereiro de 2010 tendo como destino o aeroporto de Guarulhos (SP), e carga de três enormes válvulas adquiridas para a refinaria da Petrobras em Paulínia (SP). Depois, nos dias 14 e 15 de novembro de 2016, quando desceu em Viracopos – Campinas (SP), e novamente por Guarulhos, para buscar um transformador de 155 toneladas e leva-lo até Santiago, no Chile.

Quanto vou pela primeira vez, o Antonov gigante quebrou mais de 200 recordes na aviação. Sendo o avião com maior peso máximo de decolagem (640 toneladas) e a carga útil mais pesada transportada por via aérea (253,8 toneladas). Um segundo exemplar, do An-225, foi iniciado, mas o aparelho nunca foi concluído e está armazenada na fábrica da em Kyiv, esperando investidores para ser finalizado.

Da redação com informações da Antonov, Ukroboronprom, governo russo e ucraniano e imagem divulgada/reprodução TV estatal russa.

Últimas notícias