Raio de 768 km é registrado nos EUA e bate recorde mundial, diz Organização Meteorológica Mundial

 Raio de 768 km é registrado nos EUA e bate recorde mundial, diz Organização Meteorológica Mundial

Foto: NOAA via AP

Um raio que percorreu 768 km nos Estados Unidos bateu o recorde de maior do mundo para esse tipo de fenômeno, anunciou a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O raio cruzou três estados do sul do país (Texas, Louisiana e Mississippi) em 29 de abril de 2020.

O recorde anterior havia sido registrado no Brasil, com um raio de 709 km que cortou a região Sul em 31 de outubro de 2018 (veja na imagem abaixo).

A agência da ONU também validou outro recorde, o do raio de maior duração, durante uma tempestade elétrica no Uruguai e na Argentina. O raio durou 17,102 segundos em 18 de junho de 2020.

O recorde de duração anterior havia sido registrado no norte da Argentina, em 4 de março de 2019, de um raio que durou 16,73 segundos.

Foto: Divulgação/NOAA

Os dois novos recordes foram estabelecidos em áreas conhecidas por esse tipo de fenômeno: as Grandes Planícies, na América do Norte, e a Bacia do Prata, na América do Sul.

“Os raios são um perigo importante e muitas pessoas morrem anualmente”, afirmou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas. “Esses novos registros destacam a preocupação grave com a segurança pública associada às nuvens eletrificadas, as quais produzem raios que podem percorrer distâncias consideráveis”.

Segundo a OMM, os únicos lugares seguros para se proteger são grandes edifícios com fiação e encanamento, ou veículos totalmente fechados com teto de metal.

Da redação com informações G1

Últimas notícias