Fatura de água digital da Sanepar será oferecida por aplicativo ou e-mail aos clientes

 Fatura de água digital da Sanepar será oferecida por aplicativo ou e-mail aos clientes

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai disponibilizar a fatura digital, sendo opcional a escolha por parte dos clientes. Os paranaenses poderão receber a conta de água/esgoto por e-mail ou consultar diretamente no aplicativo Sanepar Mobile. A medida, anunciada nesta terça-feira (01/02), para a empresa, tem o objetivo de facilitar o acesso e reduzir o impacto do papel no meio ambiente.

“Desenvolvido sob o conceito de ser extremamente fácil o uso da tarifa digital, a adesão ao serviço também é rápida e descomplicada. A solicitação pode ser feita pelo site da Companhia ou via aplicativo da Sanepar no ícone ‘Fatura Digital’. Quem já aderiu à segunda via digital, automaticamente, irá receber a conta em formato digital e não mais em papel”, informou a Agência Estadual de Notícias.

Apesar de mais prática, a modalidade pode dificultar e aumentar o gasto de alguns consumidores como ocorre, por exemplo, com as faturas da Copel que também podem ser enviadas na forma digital e, alguns clientes, para pagarem imprimem os boletos por conta própria. O custo da impressão é do cidadão e não da empresa que, nesse contexto, tem economia com papel e impressão.

A reportagem questionou a empresa sobre a prerrogativa de conceder desconto ao cliente em caso de adesão digital. A assessoria da empresa informou que vai consultar o setor comercial para emitir um posicionamento. Partindo do entendimento de que se reduz a despesa por evitar de gastar papel e tinta. Assim, ao enviar na forma digital poderia conceder algum desconto ao consumidor.

A Sanepar alega que a fatura digital é acessada no celular e permite o arquivamento no e-mail, facilitando, por exemplo, a comprovação de endereço. O cliente que adere à modalidade e paga contas diretamente por aplicativos pode simplesmente ler o código de barras e quitar, sem imprimir e na comodidade. Contribuindo com a redução de custos da empresa e meio ambiente, mas sem um benefício individual.

Da redação com informações da AEN e Sanepar e imagem AEN

Últimas notícias