Cronograma da nova edição do Sisu, com 221,7 mil vagas, é divulgado pelo MEC

 Cronograma da nova edição do Sisu, com 221,7 mil vagas, é divulgado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) está ofertando 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desse total, 84,5% das vagas são para instituições federais (universidades e institutos) e as inscrições serão abertas no dia 15 de fevereiro, podendo ser realizadas até às 23h59 dia 18 de fevereiro, horário de Brasília.

Ao todo, são vagas para 6.146 cursos de graduação, em 125 escolas públicas de ensino superior. Os interessados podem verificar a oferta por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 125 instituições ao Sisu, segundo a divulgação oficial feita pelo MEC sobre o processo de seleção.

Todas as instituições públicas de educação superior puderam aderir ao Sisu para ofertar suas vagas nesta edição do primeiro semestre de 2022, de acordo com o MEC. Os dez cursos com maior oferta de vagas são, nesta ordem: pedagogia, administração, ciências biológicas, matemática, direito, química, física, agronomia, interdisciplinar em ciência e tecnologia e engenharia civil.

Para participar desta edição do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro. Após as inscrições, de 15 a 18 de fevereiro, o resultado sairá no 22. De 23 de fevereiro a 8 de março, serão feitas as matrículas. Ainda, entre 22 de fevereiro a 8 de março os candidatos podem manifestar interesse em participar da lista de espera. A partir de 10 de março ocorre a convocação dos selecionados por meio dessa lista.

Da redação com informações e imagem da Agência Brasil

Veja também