Aplicativo atualiza em tempo real o valor de 3,8 milhões de produtos e mostra menor preço

 Aplicativo atualiza em tempo real o valor de 3,8 milhões de produtos e mostra menor preço

Pelo fato de diariamente serem lançados em torno de 4,5 milhões de notas fiscais no sistema do Nota Paraná se cria a base de dados sobre preços. Um aplicativo, disponível para os sistemas Android ou iOS e também com acesso por computador, permite consultar os preços de aproximadamente 3 milhões e 800 mil itens. O consumidor tem a opção de comparar valores entre os comércios paranaenses.

O aplicativo chamado Menor Preço, do programa Nota Paraná, está vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda e tem atualização em tempo real das operações de compras nos estabelecimentos comerciais do Estado. São cerca de 4,5 milhões de notas fiscais lançadas diariamente no sistema e, partir delas, se cria a referência para que o consumidor possa pesquisar os menores preços de forma prática e imediata.

Com o aplicativo, disponível para Android, iOS e também na web, o usuário pode verificar os preços num raio de até 20 quilômetros, por meio do código de barras do item, “lido” com o próprio celular, ou pelo nome do produto. Após selecionar o estabelecimento desejado, a ferramenta informa a distância e ainda mostra mapa com o caminho mais curto para chegar até o local, facilitando a localização.

O programa foi lançado em 2016 para ajudar o consumidor a reduzir despesas nas compras no varejo, sendo desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda e a Celepar. As informações são atualizadas em tempo real sempre que um estabelecimento faz uma venda e emite uma nota fiscal. É possível pesquisar qualquer tipo de produto em todos os 399 municípios paranaenses.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente através das plataformas ou acessado por meio do portal desse programa, Menor Preço. Para comparar valores entre os estabelecimentos, no raio de até 20 km, é só informar o produto, com a leitura do código de barras ou sua descrição (nome e marca) e o aplicativo utiliza a localização do consumidor para encontrar os menores preços na região.

Além disso, os usuários também podem salvar uma lista e verificar onde cada produto de suas compras está mais barato. Com a lista salva, é possível procurar todos ao mesmo tempo. Já são mais de 114 mil listas de compras cadastradas no sistema, o que facilita ao consumidor realizar esses comparativos e, com isso, projetar economia familiar ao poder comprar em estabelecimento com menor valor praticado.

Da redação com informações e imagem da AEN

Últimas notícias