Risco de rompimento de barragem leva ‘alerta máximo’ a cidades de MG: ‘Saiam imediatamente de suas casas’, diz prefeitura de Pará de Minas

 Risco de rompimento de barragem leva ‘alerta máximo’ a cidades de MG: ‘Saiam imediatamente de suas casas’, diz prefeitura de Pará de Minas

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

O estado de Minas Gerais continua sendo castigado pelos efeitos das chuvas fortes que caem há pelo menos três dias. Na noite deste domingo (09), a prefeitura de Pará de Minas, cidade do interior, emitiu um alerta máximo aos moradores sobre o risco de rompimento da barragem da Usina do Carioca. A estrutura abrange o município, além das cidades de Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará. 

A defesa civil orienta as comunidades que vivem abaixo da hidrelétrica, administrada pela empresa Santanense, para que deixem suas casas imediatamente, pois existe risco iminente de rompimento da barragem hidrelétrica. 

“É imprescindível que os moradores do entorno da barragem de Carioca deixem suas casas imediatamente, pois existe o risco iminente da barragem romper”, disse o prefeito Maurício Azevedo no Instagram.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da prefeitura montaram uma central de comando no Local. Segundo os bombeiros, o dique verte água pelas laterais e pelas bordas superiores. 

ALERTA

Nas redes sociais, moradores compartilham um vídeo de um bombeiro desesperado alertando a moradores para que deixem suas casas. Segundo ele, a altura do rio São João pode subir mais de 60m. Ele orienta que as pessoas “sumam” do lugar, para que preservem suas vidas.

Reprodução de Redes Sociais

Da redação com informações do Portal Estado de Minas Gerais e o Globo

Veja também