Prefeitos da Amsulpar debatem sobre decreto de situação de emergência no Paraná

 Prefeitos da Amsulpar debatem sobre decreto de situação de emergência no Paraná

Nesta manhã dessa quarta-feira (05), prefeitos que compõem a Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), participaram de uma reunião online para debater o decreto de situação de emergência no Paraná devido à estiagem.

O Governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, decretou situação de emergência pelo prazo de 180 dias, em razão da intensa estiagem que atinge o território paranaense desde a metade do ano de 2019 e que se intensificou no último trimestre de 2021. Com este desastre, o governo considerou danos humanos, ambientais e consequentes prejuízos econômicos públicos e privados de grande vulto, impactando diretamente a população, especialmente nas áreas rurais.

A reunião dos prefeitos da Amsulpar, teve como objetivo debater as medidas do decreto e os passos que serão dados pelas prefeituras da região para enfrentar essa crise hídrica. Como medida, todos os prefeitos participantes da reunião concordaram sobre a elaboração de um documento que será enviado para os representantes na esfera Federal e Estadual, buscando apoio neste momento de emergência.

Os prefeitos também comentaram sobre os projetos de poços artesianos, os quais seriam muito importantes neste período de estiagem e que passam a ser ainda mais prioridade para os municípios.

Últimas notícias