Capital paranaense sediará evento em comemoração ao Dia Nacional do Fusca

 Capital paranaense sediará evento em comemoração ao Dia Nacional do Fusca

Foto: Reprodução

No dia 20 de janeiro é comemorado anualmente o Dia Nacional do Fusca, que marca a data do início de fabricação do carro no Brasil.  O VW Fusca tem uma legião de fãs não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Estima-se que mais de 20 milhões de unidades foram fabricadas em todo o mundo. O Fusca foi lançado em 1935 pelo alemão Ferdinand Porshe com o nome de Typ I para ser um veículo popular e econômico. Ao logo dos anos passou pela modernização em sua mecânica, estética e passou a ser utilizado com várias finalidades, como uso pelo correio e até veículo militar durante a guerra, em 1939.

O veículo ganhou apelidos pelo mundo, onde foram produzidos mais de 21 milhões de exemplares, como Beetle, Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo e Maggiolino. No Brasil, começou a ser produzido em 1959 com peças 100% nacionais, chamado carinhosamente de fusquinha e fuscão, que tinha motor 1500 cilindradas e cores fortes como laranja e verde abacate. Ao ser substituído no mercado automobilístico por outros modelos populares, sua produção foi paralisada em 1986, mas retomada pelo ex-presidente Itamar Franco, em 1993, em São Bernardo do Campo (SP). Em 1996 saiu de linha definitivamente.

Para não deixar a data passar em branco, a Ceasa Curitiba será palco de um evento em comemoração a data nesse domingo (23), com início a partir das 7h. A entrada para a visitação dos modelos de Fuscas e outros veículos, é gratuita, mas a organização pede a doação de dois (2) litros de leite UHT (caixinha) e concorrerá a sorteio de prêmios durante o evento. O que for arrecadado será destinado ao programa social Banco de Alimentos da Ceasa. O acesso para o Mercado do Produtor da unidade será pela rua lateral, Dílson Luiz, 330, no bairro Tatuquara.

Segundo Carlos Cobbo, um dos organizadores do encontro, são esperados mil Fuscas e seus “derivados”, e mais de 300 veículos clássicos e antigos de outras marcas. “O público poderá ver vários modelos e estilos de carros antigos, sendo considerados clássicos em bom estado de conservação”, disse Carlos.

Além da apresentação dos carros e de peças de automóveis, haverá sorteios de brindes aos participantes que doarem o leite, além de espaço para crianças e área reservada para churrascos. A organização do DNF também programou a apresentação das bandas, DJ e Food Trucks. “O Fusca é o carro mais popular e amado do Brasil”, completa.

NOVOS EVENTOS 

Para o diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, Paulo Ricardo da Nova, estas ações fazem parte das atividades beneficentes que a empresa realiza. “Já fizemos outros encontros desse tipo no nosso mercado atacadista. Estamos programando novos eventos, desta vez com caminhões dos mais variados tipos”, afirmou.

Ele explica ainda que o local escolhido, o Mercado do Produtor, tem uma área de 14 mil metros quadrados, sendo toda coberta, e de fácil acesso e circulação.

Serviço

Data: 23 de janeiro, domingo

Horário: das 7 às 18 horas

Local: Mercado do Produtor da Ceasa Curitiba com entrada pela lateral da unidade na rua Dílson Luiz, 330, Tatuquara – Curitiba

Mais informações: Gerência da Ceasa Curitiba (41) 3349-6690 / 3348-9163 / 3348-8057

Últimas notícias