Após dias de recordes de calor, frente fria traz tempo mais ameno e chuvas ao Paraná

 Após dias de recordes de calor, frente fria traz tempo mais ameno e chuvas ao Paraná

Foto: Rádio Cultura

A onda de altas temperaturas por todo o mapa do Paraná vai ser substituída pela frente fria que chega nesta quinta-feira (27) ao estado. O aumento da umidade já trouxe maior sensação de abafamento nesta quarta-feira (26). Com a chegada da frente fria que se aproxima pelo extremo sul do país, o tempo fica instável, as chuvas terão acumulados significativos e, por consequência, as temperaturas ficam mais amenas.

“Nesta quinta-feira a aproximação de uma nova frente fria reforça a condição de tempo instável sobre o Paraná. São esperadas pancadas de chuva fortes, com raios e não se descarta até a ocorrência de vendavais e de granizo. O calor ameniza de forma bem expressiva”, informa a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

É um alívio para algumas cidades que registraram temperaturas elevadas ao longo da semana. Em São Mateus do Sul a temperatura passou dos 32°C, na segunda e terça-feira, com a sensação térmica de até 35°C. A previsão é de chuva e temperaturas mais amenas para São Mateus do Sul na quinta-feira (27), a máxima deve ser de 28°C, e a mínima de 19°C. Já para sexta-feira (28), a máxima deve ser de 20°C, e a mínima de 16°C.

PRÓXIMOS DIAS – A previsão do tempo do Simepar já indica a diferença esperada para os termômetros. Em Curitiba, por exemplo, que registrou 33,1° C no último domingo (23), a temperatura mais alta registrada na cidade desde setembro de 2020, deve chegar à máxima de apenas 16° C no sábado (29). No mesmo dia, a previsão de máximas fica em 23° C para Foz do Iguaçu e de 25° C para Guaíra, que ficaram acima dos 40° C durante o último fim de semana.

Últimas notícias