Representatividade regional de Bacil se consagra e pesquisa aponta tendências eleitorais

 Representatividade regional de Bacil se consagra e pesquisa aponta tendências eleitorais

Mesmo sem mandato, o nome de Emerson Bacil é lembrado em muitas cidades, sobretudo na região Sul e Centro-Sul do Paraná. Pesquisa realizada em diversos municípios demonstra que seu trabalho de deputado marca uma representatividade em setores estratégicos e coloca em Bacil a confiança referencial numa possível candidatura para disputa de cadeira parlamentar na Assembleia em 2022.

“Creio que o meu trabalho tirou alguns políticos tradicionais da zona de conforto. E isso é importante porque a região precisa de representantes que trabalhem”, frisa Emerson Bacil. Ele mudou, em São Mateus do Sul e região, a figura e o conceito de ‘ser deputado’, andando no meio do povo. Em síntese, a pesquisa demonstra que, caso lance novamente seu nome na disputa, tem reais condições e tendência sedimentada de dobrar o número de eleitores que acreditaram nele em 2018.

Defesa de bandeiras regionais, como relativas à dignidade do plantador de fumo, pequenos proprietários rurais, desenvolvimento da região, atendimento de demandas estratégicas, relação de trabalho na cadeia produtiva da erva-mate, entre outros, respaldam essa representatividade regional. Pessoas que responderam à pesquisa demonstram confiança na seriedade desse trabalho.

“Fico muito feliz, pois essa avaliação dos paranaenses, de entrevistados da nossa região, é a satisfação de seguir empenhado em atuar em prol dessas demandas. Mesmo sem mandato sigo no meio do povo e dialogando com as pessoas. Penso que esse contato é o meu diferencial, quando assumi o mandato pude ter clareza de muitas coisas que os cidadãos precisam e trabalhei justamente nesse sentido”, pontua Emerson Bacil.

A partir de um legado construído pelo saudoso pai Olisses Bacil em São João do Triunfo, São Mateus do Sul e região usufruíram da representatividade parlamentar para criar, por exemplo, o inédito Bloco Parlamentar de Incentivo à Cadeia Produtiva da Erva-mate. Concedeu oficialmente aos são-mateuenses o título de Capital Paranaense Polonesa e elevou a representatividade do fumicultor em nível estadual.

Emerson Bacil conversa com as pessoas, de todas as idades. Estando em meio ao povo

“Veja que defendo o pequeno produtor rural, menos assistido e com menos condições de apoio. Falo do plantador de fumo e fiz defesa do setor na Assembleia Legislativa, em audiência pública e tantos outros eventos, porque sei que é um setor que sustenta e traz dignidade para muitas famílias. Também buscando alternativas viáveis em substituição à fumicultura, mas com garantia e mercado”, explica. Somado do empenho em diversas outras demandas como instalar luz elétrica em pequenas propriedades rurais.

Pensar a sustentabilidade do Pinheiro Araucária, prevendo o plantio de novas árvores sim, mas valorizando quem preserva e dando condições econômicas para sustentar famílias que tem quantitativos preservados é o que defende Bacil. “A Lei existente coloca em risco a permanência do Pinheiro Araucária e meu objetivo é a ampliação de florestas. Como? Tornando sustentável, permitindo o uso consciente e ampliando o plantio”, afirma.

“Trabalhei para que a questão dos royalties fosse resolvida e a Petrobras aceitasse pagar a dívida com São Mateus do Sul e o Paraná. Foi acordado o valor de quase R$ 600 milhões. Poderia ser mais? Talvez sim, mas quando? Sem contar a possibilidade de na justiça perder a causa e ficarmos sem nenhum centavo. Com o acordo é dinheiro para investir em prol dos são-mateuenses, paranaenses e beneficiar a região”, relata Bacil.

Ainda, sobre a pesquisa, Emerson Bacil ressalta que é uma avaliação feita no mês de novembro pela Agile Pesquisa que aponta o reconhecimento em cidades da região e que fomenta reais condições de atingir o quantitativo eleitoral necessário para a eleição de deputado estadual em 2022. “São os números que apontam isso e me deixam motivado pelo reconhecimento das pessoas frente ao trabalho feito”, comemora.

Da redação com informações de Emerson Bacil e foto de arquivo pessoal de Emerson Bacil

Últimas notícias