FUMO: inicia reunião histórica sobre fumo, em Rio Azul, idealizada por fumicultores

 FUMO: inicia reunião histórica sobre fumo, em Rio Azul, idealizada por fumicultores

A 1ª Conferência da Fumicultura em Rio Azul iniciou na tarde desta sexta-feira (03/12), logo após as 14h, no salão paroquial da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. As tratativas envolve mais de 300 pessoas entre agricultores, autoridades e representantes de classe na busca de um denominador comum para valorizar o produtor de tabaco, pagar preço justo e projetar o futuro da cadeia produtiva.

Os produtores de fumo José Natal Pichibileski e Alcéia Jacyszyn, com apoio do vereador Felipe Cheremeta e prefeito Leandro Jasinski, por meio da secretaria de Indústria e Comércio, são os responsáveis pela promoção da conferência. Quando deputado estadual, Emerson Bacil participou de ações relativas à cadeia produtiva, sendo defensor da dignidade e valorização dos fumicultores.

Em pauta: negociação do tabaco, manutenção da rede elétrica, impacto financeiro nos municípios produtores de tabaco, diminuição de classe e futuro da fumicultura. Também, palestra com o catarinense Francisco Eraldo Konkol, presença de representante da Cadec (Comissão de Acompanhamento e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Tabaco), Mesaque Kecot Veres (Cadec/PR).

Desde a queda frequente de energia que prejudica a qualidade, ou causa perda de estufadas inteiras, até a diversificação da propriedade rural, tendo respaldo da promoção de assistência técnica, devem ser discutidos na reunião. A atualização do preço, repondo os custos com insumos mais caros, e menor quantidade de classes são outras tratativas que devem ser debatidas.

O futuro da cadeia produtiva, diante do discurso de parar a produção, é outro assunto que norteia os organizadores. José Natal frisa que a impossibilidade de cultivar o tabaco pode causar um êxodo rural, obrigando agricultores em procurar emprego na cidade. Ao passo que, defende a oferta de alternativas, mas com culturas viáveis, sustentáveis e com assistência técnica.

Da redação com imagem Portal

Últimas notícias