Deputado Lemos e Alep confirmam cancelamento de audiência sobre royalties da SIX

 Deputado Lemos e Alep confirmam cancelamento de audiência sobre royalties da SIX

Quando esteve em São Mateus do Sul, no dia 9 de novembro, na audiência pública sobre o pagamento dos royalties da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) para o fechamento do acordo entre a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Petrobras, o deputado Professor Lemos (PT) garantiu a realização de outra audiência pública, promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

No mesmo dia a Alep publicou um release, atribuído à assessoria do professor Lemos, em que o deputado cita a mobilização para a realizar a audiência em conjunto com os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário, e Hussein Bakri (PSD), líder do governo. Unindo mesa diretora, oposição e liderança do governo estadual na tratativa marcada para o dia 1º de dezembro, a partir das 14h30.

Ressaltado, na entrevista concedida em 9 de novembro por Lemos, de que a dívida dos royalties estaria acima de R$ 1 bilhão e o assunto precisaria ser melhor debatido com a sociedade e envolvidos. A publicação da Alep trazia ainda a informação sobre “tratar do fim das atividades de produção de petróleo e gás na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), da Petrobras, instalada em São Mateus do Sul, no Paraná”.

Por não aparecer na pauta da Alep e não ser citado mais nada sobre o assunto, a reportagem fez contato com a assessoria do legislativo que mencionou desconhecer o cancelamento, se limitando em afirmar que tal questionamento deveria ser direcionado para a liderança da oposição. No contato com o gabinete do deputado Lemos, a assessoria confirmou o cancelamento da audiência pública.

Contudo se limitando em citar o cancelamento, mas sem outros detalhes dos motivos que teriam ocasionado e afirmando que será escolhida uma nova data. Ficando à disposição, o espaço para o parlamentar se pronunciar sobre o assunto. Até o fechamento desta reportagem não houve um retorno do gabinete do professor Lemos que na entrevista anterior citou que esteve em São Mateus do Sul em 2013, retornando em 2021.

Da redação com informações das assessorias e foto divulgação/Alep

Veja também