Cerca de 40 minutos depois de ser declarada morta, bebê volta à vida no HU em Cascavel

 Cerca de 40 minutos depois de ser declarada morta, bebê volta à vida no HU em Cascavel

Um caso raro aconteceu no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel, e tem dividido as opiniões de quem tomou conhecimentos da situação. Uma bebê prematura, que nasceu de 35 semanas, no Rio Grande do Sul, e tem apenas 45 dias de vida, foi declarada morta depois de três paradas cardiorrespiratórias, na última segunda-feira (29). Contudo, cerca de 40 minutos depois, a criança voltou à vida.

Os pais da bebê são moradores de Sede Alvorada, distrito de Cascavel. Como confirmado pela Assessoria do Hospital, os pais chegaram a ser informados sobre a morte da filha, entretanto, após aproximadamente 40 minutos da ‘constatação da morte’, os sinais vitais retornaram e os atendimentos voltaram a ser prestados.

Entenda o caso

Na chegada à Casa Hospitalar, a bebê apresentou uma parada cardiorrespiratória, assim, mobilizando o grande aparato médico, conforme repassado à reportagem, era considerado grave, pois a menina nasceu prematura, com 35 semanas, e ainda não havia ganhado peso considerável. Após o esforço da equipe, o quadro foi revertido, e a pequena reestabeleceu os batimentos cardíacos.

Paradas cardíacas

Enquanto os médicos ainda buscavam entender o que havia ocorrido com a paciente, foram surpreendidos por uma nova parada do coração, a qual também demandou o trabalho árduo da equipe.

Após a nova estabilização, a criança foi encaminhada à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica, onde a equipe especializada já a aguardava.

Um pouco mais tarde, a bebê apresentou uma terceira parada cardiorrespiratória, a qual, a princípio, não foi revertida.

Morte x Vida

Conforme o HUOP, às 17h45, o médico que cuidava do caso teria confirmado o óbito da menina, sendo que não havia mais sinais vitais. Desta forma, todos os procedimentos de reanimação e auxílio à vida foram interrompidos.

Mesmo com o ‘falecimento’, a bebe seguiu no leito hospitalar, sendo que foi coberta com uma manta, até que os pais fossem comunicados e pudessem vê-la.

Os pais chegaram a ser informados sobre a morte da filha, entretanto, após aproximadamente 40 minutos da ‘constatação da morte’, os sinais vitais retornaram e os atendimentos voltaram a ser prestados.

Conforme repassado, após o médico não encontrar mais sinais vitais, foi iniciado o protocolo de morte, o qual exigiria a espera de aproximadamente seis horas para a constatação oficial. Neste período, a paciente teria ficado no leito hospitalar onde estava sendo atendida.

Morte aparente

Para a direção médica, a menina não morreu e voltou à vida, mas sim, teve um quadro de hipotermia e rebaixamento dos sinais vitais, mas não chegou a falecer.

O fato é tratado pelo termo ‘morte aparente’, sendo que os fortes remédios teriam baixado os sinais vitais da garotinha e junto ao quadro de hipotermia, que é uma forma do próprio corpo proteger a pessoa, os batimentos ficaram praticamente nulos.

A reversão ocorreu após os remédios perderem parte do efeito e a menina, mesmo não sendo assistida, estar aquecida, enrolada no cobertor, assim, saindo do quadro de hipotermia.

Internada

Sendo ciência ou caso de intervenção divina, a menina retomou todos os sinais vitais, possibilitando a retomada do atendimento.

Conforme a Assessoria, a criança segue sendo acompanhada pela UTI Pediátrica e apresenta quadro estável, com auxílio dos aparelhos.

Os médicos afirmam que a condição clínica ainda é grave, sem melhoras ou pioras, entretanto, toda a estrutura de médicos e equipamentos está sedo utilizada para que ela consiga melhorar e evoluir para uma alta hospitalar.

Da redação com informações CGN

Últimas notícias