Templo muçulmano é invadido e entidade recebe apoio de Federação Israelita

 Templo muçulmano é invadido e entidade recebe apoio de Federação Israelita

A Mesquita Imam Ali de Ponta Grossa, que fica na região central da cidade, foi alvo de vandalismo na madrugada de sexta-feira (26/11). O espaço religioso da comunidade muçulmana teve o livro sagrado, o Alcorão, queimado além de paredes sujas. Pelo acontecido, a Federação Israelita do Paraná divulgou nota de repúdio sobre o ataque sofrido pelos islamitas e demonstrando solidariedade.

A nota é assinada pelo presidente da entidade, Isac Baril, e pela presidente da B’nai B’rith Paraná, representante da mais antiga instituição de direitos humanos do mundo. A Federação Israelita paranaense definiu o ataque à mesquita em Ponta Grossa como “preocupante”. O entendimento da entidade é de que o crime representa “ódio islamofóbico, intolerância religiosa e nefasto racismo.”

“Manifestamos a nossa profunda solidariedade ao sheik Mahmoud Shamsi e à sua congregação em razão do vandalismo praticado pelo ódio islamofóbico, pela intolerância religiosa e pelo nefasto racismo”, cita a nota. “É inadmissível que um templo religioso seja desrespeitado com invasão, pichações e destruição, e com a queima do livro sagrado do Alcorão”, complementa o comunicado israelita.

Em 2015 a mesma mesquita havia sido alvo de vandalismo. “Pedimos às autoridades policiais e judiciais a apuração rigorosa dos fatos e a punição pelo abominável ataque”, aponta a nota de repúdio da entidade. Após o ataque, os muçulmanos, também, haviam se pronunciado. “Esse crime hediondo não atingiu apenas o Islã, mas também todas as demais crenças e religiões, pois profanaram as palavras e a Casa de Deus.”

A diretoria do templo comunicou as autoridades responsáveis e buscam responsabilizar os envolvidos. “Esse crime hediondo não atingiu apenas o Islã, mas também todas as demais crenças e religiões, pois profanaram as palavras e a Casa de Deus. Já acionamos as autoridades responsáveis e todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas”, divulgou a entidade muçulmana sobre o caso.

“É com grande pesar e repúdio que a Mesquita Imam Ali, de Ponta Grossa, informa aos nossos irmãos e irmãs da comunidade que a nossa querida Mesquita foi invadida por vândalos e hereges na madrugada desta sexta-feira e que profanaram o nosso querido Alcorão Sagrado, queimando-o e sujando as santas paredes da nossa Hussinie”, destacou a publicação logo após a ocorrência de vandalismo.

Da redação com informações da diretoria da Mesquita Imam Ali e Federação Israelita e foto reprodução/redes socias da entidade

Últimas notícias