FUMO: Rio Azul promove 1ª Conferência da Fumicultura com abrangência regional

 FUMO: Rio Azul promove 1ª Conferência da Fumicultura com abrangência regional

Iniciativa puxada pelos fumicultores José Natal Pichibileski e Alcéia Jacyszyn, com apoio do vereador Felipe Cheremeta e prefeito Leandro Jasinski, por meio da secretaria de Indústria e Comércio. A 1ª Conferência da Fumicultura em Rio Azul será realizada na próxima sexta-feira (03/12) no salão paroquial da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, a partir das 13h30, com agricultores, autoridades e representantes de classe.

Em pauta: negociação do tabaco, manutenção da rede elétrica, impacto financeiro nos municípios produtores de tabaco, diminuição de classe e futuro da fumicultura. Também, palestra com Francisco Eraldo Konkol de Santa Catarina, presença de representante da Cadec (Comissão de Acompanhamento e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Tabaco), Mesaque Kecot Veres (Cadec/PR), especialistas e autoridades.

Tanto o vereador Felipe Cheremeta quanto a prefeitura enaltecem o empenho e mobilização de José Natal Pichibileski e Alcéia Jacyszyn no sentido de promover a conferência. O parlamentar ressaltou que entende a importância dessa discussão e frisou o apoio aos fumicultores. Segundo ele, é fundamental valorizar os agricultores e ter em mente a dignidade das famílias que produzem tabaco.

Da parte da prefeitura, o secretário de Indústria e Comércio, Fábio Souza, frisou o empenho de José Natal Pichibileski e Alcéia Jacyszyn para “fazer acontecer a conferência em Rio Azul”. Tendo na gestão municipal o apoio na logística, divulgação e realização do evento. Pautas que rumam no mesmo caminho de defesa do pequeno produtor rural, puxados na Assembleia Legislativa por Emerson Bacil, quando deputado.

“Fico feliz quando vejo os pais e mães de família se mobilizando e buscando melhorar a vida dos seus filhos. A dignidade familiar do pequeno agricultor é o que sempre defendo, se querem alternativas para o fumo elas precisam ser sustentáveis. Aos fumicultores é necessário parâmetros de valorização da classe e preço justo. É isso que defendendo, destacando aqui a iniciativa do José Natal e Alcéia”, cita Emerson Bacil.

Da redação com imagem reprodução da Conferência

Últimas notícias