Escola Federal está com inscrição para Ensino Técnico integrado ao Médio e gratuito

 Escola Federal está com inscrição para Ensino Técnico integrado ao Médio e gratuito

O Edital do Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) 2021/2022 para ingresso em cursos técnicos de nível médio na modalidade presencial em União da Vitória foi lançado na semana passada. As inscrições podem ser feitas até 28 de janeiro de 2022, sem cobrança de taxa, e a concorrência segue critérios sociais, com seleção a ser realizada por sorteio público, no dia 07 de fevereiro de 2022.

São 80 vagas ofertadas em dois cursos técnicos integrados, Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente, sendo 80% (oitenta por cento) delas destinadas às políticas de inclusão social e 20% à ampla concorrência. 60% da oferta é reservada aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Levando em conta, também, a renda da família do inscrito.

Ou seja, 24 para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.567,50) e outras 24 para valor bruto familiar mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita. Ainda, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência.

No edital do concurso, o Anexo II, tem um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR. Nesse contexto, a instituição destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

O sorteio público será realizado no dia 07 de fevereiro e transmitido nos canais do campus, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar os sorteios, bem como os editais de cada etapa da seleção. Quanto aos cursos, são 40 vagas para o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (3 anos de duração) e outras 40 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio (3 anos de duração).

Todas as informações acerca do Processo Seletivo no link: https://uniao.ifpr.edu.br/processo-seletivo-2021-2022/ não há atendimento telefônico no Campus União da Vitória, mas as dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail oficial da unidade: [email protected]

Da redação com informações e imagem do IFPR

Últimas notícias