Cultura Sul FM, participa da Feira da Lua, evento em comemoração aos 26 anos de Guamiranga

 Cultura Sul FM, participa da Feira da Lua, evento em comemoração aos 26 anos de Guamiranga

A Cultura Sul FM vai longe com seu alcance, sendo a rádio mais potente do sul do Paraná e do Norte Catarinense, com isso, leva informação e muita música para mais de quarenta municípios da região, alguns pouco conhecidos, como Guamiranga, que completou na terça-feira dia 16 de novembro, 26 anos de emancipação política, e realizou na noite de terça-feira a tradicional Feira da Lua, evento em que a rádio participou com ampla estrutura.

Giba e Nando fizeram uma participação ao vivo no estúdio móvel da Cultura Sul FM

Em comemoração aos 26 anos do aniversário do município, o estúdio móvel da rádio Cultura Sul FM e sua equipe, foram até a cidade e realizaram uma transmissão ao vivo do programa ‘Rádio Atividade’ com o Eduardo França, onde a população pode interagir, cantar, dançar e se divertir, contando ainda com a presença do Culturito. Na ocasião, Emerson Bacil se fez presente no evento, e falou da importância da parceria, e de levar alegria aos guamiranguenses, que mesmo sendo um município relativamente novo, vem se destacando em vários setores como: a fumicultura, indústria de cerâmica e na parte turística. 

*Robô Culturito” marcou presença e fez a alegria da criançada

“Fica os nossos parabéns a essa população que nos recebeu tão bem e fez do evento um sucesso. Fica os nossos votos de prosperidade e felicidades a todos os guamiranguenses e se Deus quiser no próximo ano estaremos aqui novamente, somos gratos pelo convite e pela parceria”, disse.

Clique no link abaixo e confira a live:

https://www.facebook.com/culturasulfmsms/videos/2754955661304799/

Resumo histórico de Guamiranga


        O município foi colonizado por volta de 1860, sendo que os primeiros moradores fixaram residência em Água Branca e Barreiro, pontos de passagem obrigatórios dos tropeiros. Entre 1890 e 1910, chegaram os imigrantes poloneses, italianos e alemães. A sua primeira denominação foi “Monjolinho”, esta denominação segundo alguns moradores mais antigos, provem de três monjolos que existiam na localidade.

Mais tarde foi elevado a Distrito do município de Imbituva passando a se chamar “Natal”. Em 1943, pelo Decreto – Lei N.º 99 de 30/12/1943 passou a nova denominação de Guamiranga, que permanece até hoje. O município foi criado em 1995, foi desmembrado de Imbituva. A título de curiosidade, a origem do nome “Guamiranga” vem do tupi-guarani, tendo o significado de “árvore de pequenas folhas de cor vermelha”.

A cidade possui muitas riquezas naturais em seu território, destacando-se o Salto do Bocó, do Rio Lajeadão, o Salto Grande do Rio dos Patos, o Salto Nova Boa Vista, do Rio Água Podre, além de outros pontos turísticos. O município possui também algumas grutas. A principal atividade econômica local é a agricultura, a fumicultura e as industrias de cerâmica, além do o artesanato e a vinicultura. O setor agrícola conta com a produção de fumo, soja, feijão e milho. 

A pecuária conta com a criação de gado, gado leiteiro, suínos e aves. O setor industrial é representado principalmente pelas olarias. O número estimado pelo IBGE em 2018, é que a população do município chegue a 8.619 pessoas. A maior concentração populacional se dá na área rural do município, compreendendo cerca de 80% da população.

Da Redação

Últimas notícias