Sesc anuncia programação teatral acessível online e gratuita, com inclusão de pessoas surdas

 Sesc anuncia programação teatral acessível online e gratuita, com inclusão de pessoas surdas

Entre os dias 13 e 16 de outubro, o Sesc Paraná disponibiliza uma programação artística especial para inclusão de pessoas surdas em atividades teatrais, com adesão gratuita e on-line. As atividades serão executadas pela Cia. Fluctissonante, no caso, um coletivo teatral curitibano formado por artistas surdos e ouvintes. Eles atuam na pesquisa e criação teatral bilíngue, em Libras e Português, promovendo a participação social.

A abertura é no dia 13 de outubro, próxima quarta-feira, às 16h. O espetáculo infanto-juvenil “Enquanto a chuva cai” será transmitido e encenado em Português e Libras, que parte de uma barreira linguística existente entre dois personagens: uma criança surda e uma criança ouvinte. Eles encontram-se dentro de uma casa em ruínas, em meio à guerra e a diferença linguística não pode ser um empecilho para que se tornem cúmplices na luta pela sobrevivência. Então, em delicados jogos de cena, a comunicação e aproximação entre os dois acontecem.

Na sexta-feira, dia 15 de outubro, o Sesc realiza uma oficina com o tema “Introdução à criação cênica”, das 14h às 18h. Esta atividade apresenta exercícios introdutórios de criação teatral em Libras para pessoas surdas com ou sem experiência na área. O objetivo da ação, segundo a entidade promotora da atividade, é a criação de uma breve composição cênica autoral inspirada num texto de livre escolha.

Para o sábado, dia 16 de outubro, às 15h com esta programada uma mesa redonda com o tema “Processo criativo: pensando a inclusão e a acessibilidade teatral no presente e no futuro”. Chamado de “Pensamento Giratório”, o encontro é um momento aberto ao público que aborda os processos de criação, inclusão e acessibilidade que vêm sendo empregados pelo grupo em suas produções mais recentes.

Para tanto, segundo o Sesc, a Cia. Fluctissonante se debruça sobre o espetáculo “Enquanto a Chuva Cai” e reflete sobre caminhos passados, atuais e futuros para a arte inclusiva e acessível no Brasil. A transmissão do espetáculo é pelo canal do Sesc Brasil no YouTube. Já as ações formativas possuem vagas limitadas e os interessados devem realizar inscrição por meio do site do evento – https://www.sescpr.com.br/palcogiratorio/  

A oficina, de acordo com a organização, é destinada ao público surdo e também a professores/intérpretes de libras e ouvintes sinalizantes. As demais ações são abertas a todas as pessoas interessadas. Essa programação integra o festival Palco Giratório, uma ação do Sesc Brasil que reúne trabalhos cênicos de artista de todo o país. Outros detalhes estão disponíveis no site: https://www.sescpr.com.br/palcogiratorio/

Da redação com informações e arte do Sesc PR

Veja também