São Mateus vai ter traços da sua cultura em novas obras e reformas de prédios públicos

 São Mateus vai ter traços da sua cultura em novas obras e reformas de prédios públicos

O Projeto de Lei 042/2021 passou por primeira discussão e votação, nesta terça-feira (19/10) na Câmara de Vereadores, e propõe instituir o “Programa de Valorização Cultural da história do Município nos prédios públicos e demais espaços que constituem propriedade do Município de São Mateus do Sul”. O objetivo central é valorizar quesitos culturais e atribuir características da identidade são-mateuense.

O proponente é o vereador Jeciel Franco que apresentou a projeto após a iniciativa partir do Conselho de Desenvolvimento de São Mateus do Sul (Codesamas). O presidente da entidade, Haroldo Ferreira, explica que o objetivo da proposição vem para fortalecer a identidade municipal, com atributos predominantes na cultura e formação municipal que estarão presentes em novas construções e reformas públicas.

“Primeiramente, em nome do Codesamas, gostaria de agradecer ao vereador Jeciel que encaminhou o Projeto de Lei e aos demais vereadores que o aprovaram”, destaca Haroldo. Para o presidente, a iniciativa é importante por inserir os traços municipais e históricos. “História essa feita através da colonização polonesa, da navegação do rio Iguaçu, do cultivo da erva-mate”, acrescenta.

O entendimento do Codesamas, conforme o presidente, é de criar essa identidade visual, primeira comunicação do visitante com o local que visita. “Para saber que tipo de cultura predomina naquela cidade”, defende. Isso enaltece a história e o povo de São Mateus do Sul. Além de contribuir com o desenvolvimento, a ideia inovadora, de acordo com Jeciel Franco, valoriza o município como um todo.

A ação do Codesamas contribuí com o desenvolvimento de São Mateus do Sul e seu trabalho fica à disposição para novas iniciativas da sociedade, lideranças e organismos sociais. Além disso, Jeciel Franco, cita que a iniciativa vem de encontro com a Lei Estadual do deputado Emerson Bacil que concedeu o título de Capital Polonesa do Paraná ao município, fomentando esse importante status local.

“Quando as ideias são positivas temos que propor e trabalhar para que seja aprovado”, argumenta. “Vai trazer uma nova roupagem de identificação para o município de São Mateus do Sul, ainda mais depois da aprovação da Lei Estadual, feita pelo deputado Emerson Bacil, contemplando o nosso município como a Capital Polonesa do Paraná”, reforçou com a expectativa da aprovação em 2º turno, na próxima semana.

Da redação com informações da Câmara, Codesemas e foto reprodução da sessão da Câmara

Últimas notícias