Proposta de revitalização da Avenida Ozy Mendonça de Lima é apresentada

 Proposta de revitalização da Avenida Ozy Mendonça de Lima é apresentada

O projeto prevê também a reurbanização da Rua 21 de Setembro entre a Barão do Rio Branco (rua da prefeitura) e Tenente Max Wolff Filho (paralela à Ozy Mendonça de Lima) – no trecho que passa em frente da Rua do Mathe. A apresentação da proposta foi realizada na tarde desta segunda-feira (18/10) e durou pouco mais de 30 minutos, sendo retransmitida pelo canal da prefeitura de São Mateus do Sul no YouTube.

Participaram da audiência pública entidades, autoridades e servidores municipais. A apresentação foi coordenada pela arquiteta Geruza Vieira, da secretaria de Obras, com colaboração de secretários de governo da prefeitura. A remodelagem em conta os valores culturais e atributos são-mateuenses: a erva-mate, a cuia, o vapor e lambrequins tradicionais – marca e atributo da arquitetura eslava.

Com a previsão de manter as árvores existentes, sendo suprimidas aquelas que interfiram na acessibilidade, sem fugir ao previsto no Plano Diretor, conforme foi apresentado na audiência. Os objetivos da revitalização são de promover melhor acessibilidade, criar novos aspectos visuais na Avenida, propiciar espaços de estar e melhorar a circulação viária e facilitar das pessoas. Dando maior harmonia e inserindo locais de bem-estar.

A perspectiva é de deixar a Avenida mais aconchegante e ampliar o espaço dos pedestres, com atributos paisagísticos, decorativos e arborizações. Bancos, num espaço de bem-estar, e floreiras são partes destas novas estruturas, com melhor iluminação. Estendida essa remodelagem nas duas quadras da Rua 21 de Setembro, aproveitando as novas estruturas da Rua do Mathe, entre a Barão do Rio Branco e Max Wolff Filho.

Placas com indicação do nome da rua é outro quesito pensado, com novas lixeiras. Fazem parte do projeto molduras decorativas em partes da calçada, com desenhos ligados aos elementos são-mateuenses como erva-mate, cuia, vapor, lambrequins e adereços relacionados. Até com base nos existentes na Rua do Mathe. Também, o canteiro central se torna mais decorativo com floreiras, luminárias, arborização e atributos.

O espaço de estacionamento não deve ser mexido e em relação às novas calçadas, a informação inicial é de que não deverá ser cobrado dos proprietários por ser o recurso da obra de origem federal. Em relação ao trânsito, numa fase seguinte, a prefeitura pretende apresentar um estudo de possíveis alterações com base em apontamentos feitos por representantes de classe, especialistas e lideranças.

Outro quesito citado é sobre melhor sinalização nas entradas das ruas para evitar o deslocamento de veículos de grande porte pela Ozy Mendonça de Lima. A previsão é de licitar o projeto na sequência e a obra poderá iniciar em dezembro, contudo, por solicitação de lideranças, a perspectiva é de protelar para após o período natalino devido à maior circulação de pessoas e comércio nessa época.

As tratativas tiveram participação de entidades do município na elaboração da proposta de revitalização da Avenida, nesse trecho de cinco quadras mais as duas da Rua 21 de Setembro. Ainda, o assunto iluminação pública foi citado na audiência. De acordo com a prefeitura, a gestão municipal discute isso em específico para tentar viabilizar via Copel ou então apresentar um projeto nesse sentido.

Da redação com informações da audiência pública e reprodução de imagem do projeto

Últimas notícias