Imunização de adolescentes contra Covid-19 ocorre em 87% dos municípios do Paraná

 Imunização de adolescentes contra Covid-19 ocorre em 87% dos municípios do Paraná

Quase 87% dos municípios do Paraná já iniciaram a vacinação de adolescentes sem comorbidades – Curitiba, 15/10/2021 – Foto: Carlos Mini Rodrigues/Prefeitura de Toledo

Ao todos foram aplicadas 218.470 doses em adolescentes (com e sem comorbidades). A vacinação em adolescentes sem comorbidades foi iniciada com a utilização do remanescente da reserva técnica, enviada aos municípios em todas as remessas, conforme pactuação entre a Sesa, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta semana cita que 347 municípios do Paraná já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades. Isso representa 87% das cidades do Estado. Foram, ao todo, 218.470 doses aplicadas em adolescentes (com e sem comorbidades). 112.027 vacinas foram registradas na base nacional somente em outubro.

“Precisamos parabenizar esses profissionais de saúde e todas as equipes municipais que fazem a vacinação acontecer de domingo a domingo. Mesmo sem doses direcionadas para esse público sem comorbidades, o Estado tem avançado na faixa etária e estamos trabalhando para conseguir mais doses do governo federal e assim atingir todas as cidades do Paraná nesta campanha”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Com relação ao balanço da imunização geral, sem comorbidades, 52 municípios aguardam o envio de doses para início; 34 vacinam a faixa de 12 anos ou mais; cinco estão vacinando 13 anos ou mais; 19 municípios abriram 14 anos ou mais; 59 estão atendendo 15 anos ou mais; 92 cidades, 16 anos; e 138 vacinam acima dos 17 anos. Mostrando o andamento e avanço da campanha de imunização contra o Coronavírus.

O Paraná recebeu duas remessas de imunizantes para a população de 12 a 17 anos dentro dos grupos prioritários. A primeira foi entregue no dia 24 de setembro e fazia parte da 53ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. O Estado foi contemplado com 99.450 imunizantes da Pfizer/BioNTech destinados a jovens com comorbidades e deficiência permanente. As vacinas foram distribuídas para as 22 Regionais de Saúde no sábado (25/10).

Da redação com informações e fotos da AEN

Últimas notícias