Ponta Grossa e outros dois municípios da região confirmam casos da variante delta

 Ponta Grossa e outros dois municípios da região confirmam casos da variante delta

A informação foi divulgada pelo Governo do Estado no final da tarde desta quarta-feira (01/09). Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 36 casos da variante delta, do Coronavírus, e 13 de sublinhagens AY.4 no Paraná. Dentre eles, há pacientes de Ponta Grossa na listagem que cita os municípios com positivados, também de Imbituva e Fernandes Pinheiro, sem apontar número de infectados por cidade.

Paranaguá, Araucária, Colombo, Curitiba, Piên, Piraquara, São José dos Pinhais, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Palmas, Ponta Grossa, Cascavel, Guaraniaçu, Toledo e São João do Ivaí. A divulgação da Sesa cita cinco óbitos, Curitiba com quatro e outro em Toledo. Sendo três homens (31, 46 e 56 anos) e duas mulheres (51 e 66 anos), conforme sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Paraná teve sequenciadas pela Fiocruz 843 amostras e 475 aguardam resultado. Desses, 95 casos confirmados para à delta com 24 óbitos, além de 30 casos de sublinhagens (14 casos AY.4 e 3 casos AY.12), com dois óbitos da AY.4. Além de Ponta Grossa nos Campos Gerais, também está na divulgação a confirmação de casos para Imbituva e Fernandes Pinheiro, cidade que teve seis confirmações no início de agosto.

Quando recebe o relatório da Fiocruz, a Sesa aciona as Regionais de Saúde, que por sua vez comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito. Repassados para a Sesa essa apuração de dados.

Da redação com informações da AEN e imagem José Fernando Ogura/AEN

Últimas notícias