Palmeira abre inscrição para bolsistas em ações culturais para 10 áreas diferentes

 Palmeira abre inscrição para bolsistas em ações culturais para 10 áreas diferentes

O Programa Bolsa Qualificação Cultural é parte da Lei Aldir Blanc 2021 e está com inscrições abertas para agentes culturais que têm interesse em realizar cursos nas áreas de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; e Técnicos. As inscrições podem ser feitas pelo link https://inscricoes.apps.uepg.br/ até o dia 30 de setembro.

O Programa Bolsa Qualificação Cultural será operacionalizado pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC), por meio da Superintendência-Geral da Cultura, em parceria com equipe técnica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As aulas serão na modalidade Ensino à Distância (EaD), porém, quem não tiverem acesso à internet poderá solicitar material impresso à UEPG.

Os participantes terão pela frente 120 horas de formação, sendo que o primeiro módulo de 40 horas, comum a todos, será destinado ao aprendizado de políticas de fomento à Cultura. A cada módulo de 40 horas o participante terá o direito de receber R$ 1 mil (um mil reais), totalizando R$ 3 mil (três mil reais) ao final do programa. O recurso provém da Lei Aldir Blanc, lei federal de auxílio emergencial ao setor Cultural no Brasil.

As vagas serão distribuídas de forma proporcional entre os municípios do interior e a capital do Estado para contemplar o máximo de profissionais da Cultura possível e de forma equânime. Palmeira tem 36 vagas à disposição. Para se inscrever, o interessado deve residir no estado do Paraná, ter mais de 18 anos completos e comprovar a atuação de, no mínimo, dois anos, na área cultural.

Registros fotográficos; Carteira de trabalho profissional; Declaração de entidades de classe do setor cultural, tais como: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná – SATED/PR; Associação de Vídeo e Cinema do Paraná – AVEC; Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP; Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná – SIAPAR entre outras, desde que legalmente constituídas como representantes do setor cultural; ou Declaração de dirigentes públicos municipais da Cultura. Em Palmeira a declaração pode ser retirada na Secretaria Municipal de Cultura, localizada no Palácio da Viscondessa, na Praça Marechal Floriano Peixoto, mediante apresentação ou registro da atividade artística.

Estão vetados para inscrição no Bolsa Qualificação trabalhadores e trabalhadoras da Cultura que sejam membros ou suplentes do Conselho Estadual de Cultura do Paraná; que sejam empregados de entidades que mantenham contrato de gestão com a SECC; que sejam membros ou suplentes das seguintes instituições: Associação de Amigos do Museu Oscar Niemeyer, e-Paraná Comunicação, Palco Paraná, Rede Paraná Educativa e que sejam servidores públicos de qualquer esfera.

Em breve a SECC deve anunciar outras modalidades de fomento cultural com recursos da Lei Aldir Blanc. Acompanhe todas as informações no site leialdirblanc.pr.gov.br e nas redes sociais Cultura Paraná. O edital completo, assim como mais informações do Programa Bolsa Qualificação Cultural, podem ser acessados em: https://www.comunicacao.pr.gov.br/Pagina/Bolsa-Qualificacao-2021.

Da redação com informações e imagem da prefeitura de Palmeira

Últimas notícias