Curitibano de 10 anos ganha medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica

 Curitibano de 10 anos ganha medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica

Foto: arquivo pessoal

Curiosidade, habilidade e muito talento. Com apenas 10 anos, um curitibano conquistou a medalha de ouro na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), voltada a estudantes da rede pública e privada do ensino fundamental, médio ou técnico de todo o país.

Na categoria que o Igor Moraes Dias Lopes Vieira participou, para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, havia aproximadamente 23 mil concorrentes. Não há qualquer tipo de taxa ou custo para participação.

“O Igor sempre teve muita facilidade. Ele tirou a nota 91, o que rendeu essa medalha de ouro, já no nível 2. Com isso, estamos nos organizando para ele participar da competição latino-americana. Ele é genial demais”, afirma o professor Ismael Dias.

O garoto conta que a paixão pela área de tecnologia surgiu assistindo a vídeos do Youtube sobre programação de jogos.

“Eu comecei a gostar há quatro anos, quando eu estava vendo vídeos de Minecraft, do Nofaxu. O nome da série é Nofaxuland. Lá, eles faziam robôs, automação e máquinas, então pensei: ‘Por que não fazer isso na vida real?’, daí comecei a estudar robótica pela escola. A medalha em si só chega no ano que vem, e eu não sei se é coincidência ou o quê, mas o resultado saiu um dia antes do Dia do Programador”, conta Igor.

As provas da Olimpíada Brasileira de Robótica foram realizadas no mês passado, com a participação de 117 mil alunos de todo o Brasil, divididos em seis níveis, de acordo com o ano escolar que estão cursando.

O curitibano foi um dos poucos participantes do país a conquistar a medalha de ouro na modalidade teórica.

A mãe, Lanova Dias Lopes Vieira, explica que sempre soube do potencial do filho, pela dedicação nos estudos, mas não imaginava que ele iria conseguir ter reconhecimento assim tão cedo.

“É muito bacana porque ele consegue ver que todo o esforço e dedicação nos estudos tem um resultado. A gente sempre conversou sobre isso e agora ele conseguiu ver na prática. Chegaram muitos retornos de escolas, de gente querendo dar cursos para ele, então acho que esse retorno incentiva ainda mais”, explica a mãe.

Curitibano de 10 anos ganha medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica — Foto: Arquivo pessoal
Curitibano de 10 anos ganha medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica — Foto: Arquivo pessoal

Lanova ainda lembra que, no segundo ano, uma professora pediu para que a família procurasse uma psicóloga porque ela achava que o Igor era portador de altas habilidades/superdotação, com aprendizagem acima da média.

“A gente fez o teste e foi concluído que sim, ele tem isso mesmo. E uma área que foi comprovada que ele tem habilidade é essa [da robótica]. Eles até disseram ‘estimula que vai dar certo’, e tem dado mesmo. Ele mesmo, por si só, se interessa, vai buscar e, com o incentivo do professor Ismael, os dois se encontraram. Tem vezes que um joga uma ideia, a gente que é de fora, não entende, a gente pensa ‘meu Deus, o que é isso?'”, diz a mãe.

Da redação com informações RPC

Últimas notícias