Codesamas presenteia cultura polonesa com totem da identidade de São Mateus do Sul

 Codesamas presenteia cultura polonesa com totem da identidade de São Mateus do Sul

Mais ou menos como uma receita de um saboroso prato que alguém idealiza e, aos poucos, os ingredientes vão se unindo e misturando, por meio de parceiros que colaboram e adicionam os componentes. A entrega de um totem com a frase: “São Mateus do Sul – Terra da Erva Mate e Capital Polonesa do Paraná”, associa as raízes e valores são-mateuenses na composição do cenário para registros fotográficos, presenteando o município.

Visando imortalizar imagens e promover o município, o Codesamas deu a ideia da receita e, parceiros, colaboraram para a ideia se tornar realidade. Numa homenagem que junta os 113 anos de fundação do município (em 21 de setembro) com duas riquezas culturais e da identidade o Grupo Folclórico Polonês Karolinka é presenteado juntamente com o povo são-mateuense. O totem será entregue para a comunidade e ficará à disposição na Rua do Mathe.

O evento está marcado para essa sexta-feira (17/09) às 17h, sob coordenação Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Mateus do Sul (Codesamas). O presidente da entidade, Haroldo Ferreira, destaca que a ideia foi apresentada e teve o apoio da Frog Print que fez a doação de todo o trabalho, Julia Roehrig Fotografias nas fotografias e componentes do Grupo Folclórico Polonês Karolinka, servindo de manequins.

“As pessoas tiram a foto e levam o nome do município e da Capital Polonesa Paranaense”, enfatiza Haroldo Ferreira. O totem vai ficar na Rua do Mathe, exposto, para as pessoas interagirem e tirarem fotos. A entrega é alusiva aos 113 anos de São Mateus do Sul. Ao encontrar parceiros, segundo o presidente do Codesamas, a entidade idealiza ações que venham em valorizar os são-mateuenses, sua cultura, seu povo e raízes.

Para Haroldo Ferreira, a participação dos empresários e da comunidade demonstra essa relação com a erva-mate e respeito pelo legado polonês, fortalecido na identidade pelo título concedido ao município. “Esse totem está enaltecendo a Capital Polonesa do Paraná, titulação importante conquistado junto com o deputado estadual Emerson Bacil. A gente está sempre divulgando essa conquista”, ressalta o presidente do Codesamas.

Da redação com informações e imagem do Codesamas

Últimas notícias