União da Vitória lança livro sobre “tempos de pandemia” com experiências de alunos

 União da Vitória lança livro sobre “tempos de pandemia” com experiências de alunos

O livro Memórias de União da Vitória em Tempos de Pandemia será lançado nesta quarta-feira (11/08) trazendo relatos de experiências vividas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. A iniciativa é das Secretarias Municipais da Educação e da Cultura e reúne 56 textos, a maioria escrito por crianças entre nove e dez anos.

Segundo a prefeitura, os textos foram produzidos pelos estudantes durante o período de aulas remotas no ano de 2020, com orientação dos professores e trazem assuntos como o sentido e o significado que o momento pandêmico teve na vida deles. Ainda, quais os desafios e dificuldades encontrados durante nesse tempo de Covid-19, entre outros temas relacionados ao município e a história local.

“Vivemos um momento histórico, então escutamos as nossas crianças, a maneira como elas passaram por esse processo e como vivenciaram, neste livro vamos deixar registradas todas essas memórias”, afirmou o secretário da Educação, Ricardo Brugnago. O lançamento será na Casa Vila Maria, de maneira escalonada ao longo de toda a quarta-feira. Tendo, os alunos autores, professores, colegas, familiares e direção e supervisão das escolas.

Também, pela primeira vez a Casa Vila Maria, recentemente reformada pela prefeitura num trabalho acompanhado pela Secretária de Cultura Francielle Misturini, será aberta para a visitação pública. Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, abrir a Casa da Vila Maria com o lançamento do livro é histórico, pois celebra não apenas a história e a cultura da casa, como também os jovens alunos que estão começando a fazer a sua história.

A construção pertenceu ao Coronel Amazonas de Araújo Marcondes, empresário que se fixou por volta de 1879 na região e estabeleceu o comércio e transporte à vapor pelo Rio Iguaçu. Sendo considerado o patriarca e fundador de Porto União da Vitória em 1890. Tendo na Casa Vila Maria essa ligação com a história do município e abrindo o espaço para o lançamento literário da obra produzida por relatos dos estudantes.

Da redação com informações e foto da prefeitura de União da Vitória

Últimas notícias