Tropeiros, desafio e fé: grupo revive uma tropeada entre Palmas e São Mateus do Sul

 Tropeiros, desafio e fé: grupo revive uma tropeada entre Palmas e São Mateus do Sul

O grupo Tropeiros Andantes vence o desafio, com a conclusão de percurso e entrega um amuleto religioso nesse sábado (21/08), na Terra Vermelha. Oito componentes saíram de Palmas no dia 10 de agosto e chegaram em São Mateus do Sul no domingo (15/08), portando uma imagem de São João Maria, monge com história na região. Nesse sábado (21/08), de forma festiva, concluí a viagem com convidados.

Os tropeiros saíram no dia 10 de Agosto, por volta das 07h, de Palmas, percorrendo o antigo caminho dos Tropeiros – Estrada Antiga de Palmas (250 km), um ramo do transporte de gado criado a partir do século XVII e que ligava o Rio Grande do Sul, cidade de Viamão, e São Paulo, Sorocaba, no comércio de bovinos. Oito tropeiros andantes, percorreram cerca de 40 km por dia, parando para o almoço e descanso dos animais.

No primeiro dia, de Palmas para General, depois para União da Vitória no segundo dia, Paula Freitas na data seguinte. Na sequência Vera Guarani (Paulo Frontin) e Fluviópolis, chegando no Parque do Rio Iguaçu, em São Mateus do Sul, no domingo (15/08) próximo ao meio-dia. O objetivo final da viagem é a gruta na Terra Vermelha, onde será deixada a imagem de São João Maria e, no caso, percurso deste sábado (21/08).

A saída desse último trecho, em torno de 15 km, visa a participação de um grupo maior de amantes de cavalgadas e admiradores da rica cultura atrelada ao Caminho das Tropas. Um percurso mais longo, como fizeram Hélio Burdzinski, Cícero Carneiro, Altevir Muchalak, Chico Mola, Guilherme Muchalak, José Lima, Juan Alexandre (de Palmas) e César Pereira (Três Barras) precisa de um preparo bem maior.

Os seis são-mateuenses e os dois componentes de Três Barras e Palmas, o grupo teve apoio de dois tropeiros, nessa viagem, em papel diferente: motorista e cozinheiro, Altamiro Guimarães e Renato Popenda. Cabendo a eles a preparação do ambiente para alimentação e descanso dos oitos viajantes. Foram cinco pernoites no caminhão de apoio e refeições ao longo do trecho entre Palmas e São Mateus do Sul.

Hélio Burdzinski, um dos organizadores, explica que a saída neste sábado é da propriedade do Chico Mola, na Tesoura, logo após às 8h. Por ser um trecho festivo, a expectativa é de que pessoas que cruzaram com eles no Caminho feito possam participar. Também, outros cavaleiros vão entrando na tropeada no caminho até a Terra Vermelha. Ali está programado um evento religioso e entrega da estátua para colocação na gruta.

Da redação com informações e fotos Hélio Burdzinski/ grupo Tropeiros Andantes

Últimas notícias