São Mateus do Sul recebe título de Capital Polonesa em meio à II Polskie Smaki

 São Mateus do Sul recebe título de Capital Polonesa em meio à II Polskie Smaki

A expectativa dos organizadores, Grupo Folclórico Polonês Karolinka e do Rotary Club que seguem todos os protocolos sanitários em vigor, é de marcar história com a 2ª edição da festa criada para valorizar a cultura e gastronomia polonesa. Junto disso, o recebimento do título que concede ao município de São Mateus do Sul de Capital Polonesa do Paraná, das mãos do proponente – deputado estadual Emerson Bacil.

Neste sábado (28/08) será realizada a II Polskie Smaki em São Mateus do Sul, organizado pelo Grupo Karolinka e Rotary Club, tendo apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul, Codesamas, CDL e Associação Comercial. Um desfile, a partir das 9h30h, com carroça, cavalos, tratores e carros em geral sai da Praça da Rodoviária até a Rua do Mathe, onde estão centralizadas as atrações da festividade.

O início da Feira Gastronômica, na Rua do Mathe, está programado para às 10h30 e segue até as 21h. Na parte da tarde, às 15h será feita a entrega do Título de Capital Polonesa do Paraná para São Mateus do Sul, no mesmo local. O I Polskie Smaki foi criado em 2020 com o objetivo de valorizar a cultura polonesa em um momento difícil como a pandemia, ocasião em que todos os eventos presenciais estavam cancelados.

A organização explica que a ideia de vender comidas típicas polonesas durante um dia inteiro no formato delivery foi a solução encontrada. Devido ao grande sucesso da primeira edição, este ano, com a flexibilização das medidas de prevenção, o evento será presencial em espaço coberto, na Rua do Mathe. Mantendo a qualidade dos produtos e oferecendo entretenimento para o público.

Durante todo o dia os visitantes poderão provar o melhor da culinária típica, prestigiar o folclore e levar um pedaço da tradição com o artesanato polonês. A programação prevê também desfile de carroças (na abertura) em homenagem aos primeiros imigrantes e apresentação do grupo Karolinka, de acordo com a programação oficial. Fechando com um momento especial: entrega do título de Capital Polonesa do Paraná.

“Eu nasci em São Mateus do Sul, mesmo tendo passado minha infância e juventude em São João do Triunfo, município que tenho imenso carinho pelo legado construído pelo meu saudoso pai Olisses Bacil. Conceder esse título para a nossa cidade, ao meu ver, é simplesmente oficializar o que todos sabem: São Mateus do Sul é a Capital Polonesa do Paraná. Agora imortalizado com a titulação em Lei”, destaca Emerson Bacil.

Para o presidente do Codesamas (Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Mateus do Sul), Haroldo Mildemberg Ferreira, a festa e o título são partes de um reconhecimento ao legado da Imigração e da Cultura Polonesa. “Essa festa será reproduzida todo ano mês agosto. Queremos torná-la grandiosa organizando em conjunto com toda comunidade são-mateuense”, frisa.

Da redação com informações da organização, Codesamas e assessoria do deputado Bacil e arte reproduzida da organização do evento

Últimas notícias